fbpx

A escolha do modelo ideal de computador pode gerar dúvidas em alguns utilizadores, e para acertar na decisão entre um desktop ou Notebook, é necessário conhecer as diferenças entre os equipamentos.

Por isso, preparámos uma lista com  cinco diferença que podes encontrar quando estiveres a comparar desktops e notebooks. Confere as dicas que temos para ti antes de escolheres o modelo ideal.

 

Vamos a isso? 😊

 

💼 Portabilidade

Em primeiro lugar, se és o tipo de utilizador que gostas de utilizar o computador em mais do que um sítio, deves optar por um notebook. O transporte pode ser feito através de bolsas ou mochilas. O desktop é mais difícil de desmontar, pelo que é mais utilizado em ambiente fixo.

Outro ponto positivo dos portáteis é a capacidade de serem utilizados sem necessitar de ligar a uma tomada. Contrariamente, o desktop precisa de estar sempre ligado à corrente de energia para funcionar. O notebook, por sua vez, pode ser utilizado e espaços mais pequenos e com maior tranquilidade.

 

⚒️ Troca de peças

Em segundo lugar, realizar a manutenção dos computadores é um processo essencial para garantir a sua vida útil. A troca de peças nos modelos desktop tende a ser um pouco mais fácil quando comparada a de noteboooks. Os componentes são fáceis de encontrar no mercado nacional. A manutenção em notebooks requer um pouco mais de conhecimento e a compatibilidade dos componentes pode ser restrita.

A troca de periféricos de um desktop, por exemplo, é muito mais simples, pois basta adquirir um produto novo. Nos notebook, os periféricos básicos estão agregados à estrutura do equipamento e a sua manutenção tende a ser mais difícil.

 

💲 Preço

Por outro lado, um dos fatores que influenciam o preço de computadores é a respetiva configuração. Quando falamos de notebook com a mesma ficha técnica de um desktop, podemos encontrar uma discrepância nos valores e os portáteis acabam por ser mais caros. Isto deve-se ao facto de os laptops serem equipamentos mais completos que apresentam os periféricos essenciais e acessórios incluídos.

 

🔎 Ecrã

Ainda, o tamanho do ecrã do computador varia de acordo com a necessidade do utilizador. Em notebooks, por outro lado, as dimensões do ecrã apresentam limitações quando comparado aos desktops, que permitem utilizar monitores com mais polegadas de tamanho e até mesmo televisões como ecrã.

Por fim, os computadores portáteis também permitem que os utilizadores os conectem a outros ecrãs ou mesmo TVs. No entanto, conectar o dispositivo em displays externos, acaba por prejudicar a portabilidade, uma vez que o periférico externo pode limitar o uso de laptops. Isso porque o utilizador precisará ficar em mesas ou locais próximos ao ecrã.

 

🔥 Desempenho

A disputa de desempenho entre desktops e notebooks varia assim de acordo com a a finalidade do utilizador. Acima de tudo, os PCs de mesa tendem a fornecer uma melhor performance e estar associado à possibilidade de realizar upgrades com mais facilidade. Portanto, a escolha entre os dois modelos de computador, por outro lado, deve considerar o propósito final do uso. No mercado, existem vários notebooks disponíveis a quem executa tarefas mais simples. Já os utilizadores mais exigentes podem optar pelos desktops com configurações mais avançadas e com upgrades mais simples.

 

Já sabes por qual optar? 😊Encontra tudo em youget.pt

E tu, és Team Desktop ou Team Notebook? Deixa a tua resposta nos comentários. 😊

 

Não percas também: Squid Game: descobre 8 curiosidades sobre o fenómeno da Netflix

Squid Game: descobre 8 curiosidades sobre o fenómeno da Netflix

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓