fbpx
iPhone ganha nova ecrã de desbloqueio e Siri mais esperta com iOS 10

Novo sistema do iPhone, o iOS 10 foi revelado esta segunda-feira (13), durante a conferência anual da Apple para develepors (WWDC, na sigla em inglês), em San Francisco (EUA). Entre as novidades está um novo ecrã de desbloqueio, a Siri mais esperta – inclusive com o WhatsApp –, a troca de mensagens com mais personalização, um teclado que muda de idioma automaticamente e um aplicativo de fotos que reconhece viagens, pessoas e datas especiais.

A décima geração do iOS foi liberada hoje para testes de developers. A fase de testes aberta ao público será iniciada em julho, com a previsão de que o iOS 10 final seja disponibilizado como um download grátis entre setembro e novembro, no outono do Hemisfério Norte.

Conheça a seguir as principais novidades do iOS 10.

Novo ecrã de desbloqueio

Logo de caras, o utilizador vai perceber que o iPhone faz um melhor uso de seus sensores. Ao pegar o telefone da mesa ou do bolso, a promessa é de que a tela vai acender automaticamente – uma forma de poupar o botão Home, que costuma sofrer danos depois de meses de uso.

O ecrã de desbloqueio do smartphone da Apple passou por uma renovação completa. Agora, as notificações aparecem em balões claros, para não interferir no papel de parede do telemóvel.

É no iPhone 6S e iPhone 6S Plus, os modelos mais atuais da Apple, que O novo ecrã de desbloqueio atinge seu potencial máximo. O display 3D Touch, capaz de detectar a pressão aplicada contra a tela, torna-se protagonista: com as notificações, o usuário pode pressionar com mais força por alguns instantes para pré-vizualizar o que tem naquele aviso. Na demonstração foi possível responder uma mensagem sem abrir o aplicativo Messages, checar as informações de um compromisso e saber se o motorista do Uber está perto.

A forma de aceder a funções úteis a partir do ecrã de desbloqueio também mudou. Ao deslizar o dedo da direita para a esquerda, o usuário acede à câmsra fotográfica. Ao fazer o oposto e deslizar o dedo da esquerda para a direita, o consumidor tem acesso aos widgets – balões com informações em tempo real, como a previsão do tempo e compromissos do calendário.

Siri mais esperta

Até agora, a assistente virtual Siri funcionava de maneira inteligente somente com serviços fornecidos pela própria Apple. Com o anúncio da abertura da Siri para aplicativos de terceiros, qualquer programador poderá ajustar uma app de iPhone para que seja compatível com a Siri.

Num dos exemplos durante a WWDC, a assistente virtual foi capaz de compreender quando o representante da Apple pediu – por meio de comando de voz – que ela respondesse a um amigo diretamente no WeChat, um rival do WhatsApp.

Segundo o vice-presidente de engenharia de software, Craig Federighi, a Siri é capaz de reconhecer mais de quatro maneiras diferentes de formular aquele comando. A integração com o WhatsApp também foi confirmada.

Mensagens com mais opções

O Mensagens é o comunicador instantâneo mais usado entre os utilizadores do iPhone. A versão mais recente da app traz uma série de novas possibilidades na no momento de trocar mensagens com amigos e parentes. O utilizador pode escolher se quer que o corpo do texto fique maior ou menor, para expressar da maneira certa aquilo que ele está dizendo. Também com este objetivo, a animação do balão que traz a mensagem pode ser modificada para transmitir a sensação de calma ou de correria.

Dependendo da conversa, a tela pode ficar repleta de confeties (aqueles de carnaval), balões de festa ou fogos de artifício. E se o assunto for privado, a função Tinta Invisível pede que o destinatário passe o dedo pela mensagem ou foto para descobrir o que tem escondido ali.

Ao contrário do que era comentado nos bastidores do mundo da tecnologia, não foi apresentada uma versão do Mensagens compatível com Android.

Teclado QuickType

De acordo com a Apple, a inteligência artificial da Siri foi levada para a tecnologia do teclado do iPhone – chamado de QuickType. Com o iOS 10, o teclado automaticamente irá reconhecer sobre o que é a conversa e eventualmente sugerir respostas inteligentes para o utilizador.

Por exemplo, se alguma pessoa perguntar num mensageiro onde o dono do iPhone está, o teclado QuickType oferece o envio da localização geográfica (devido ao GPS do telefone). O mesmo ocorre caso algum contato da agenda de telefones seja citado na conversa – o teclado pergunta se o usuário quer mandar as informações sobre ele.

Não menos importante, o QuickType no iOS 10 reconhece diversos idiomas. Não será mais necessário tocar no ícone de globo e selecionar a linguagem, para que o iPhone consiga fazer a correção automática do que está sendo escrito.

Fotos

O modo como o iPhone lida com fotos também mudou. Embora a câmara continue a mesma, a fabricante empregou no iOS 10 inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) para criar álbuns. O sistema leva em consideração o local onde a foto foi feita e em que data, para agrupar todos os registros de uma mesma viagem ou um mesmo evento.

A AI também marca presença num sistema que cria filmes de passeios e datas comemorativas. O iPhone é capaz até mesmo de adicionar trilha sonora e escolher os melhores cortes dos vídeos. A função é similar à do Google Fotos.

Na redes sociais, donos de iPhones com memória interna de somente 16 GB demonstraram receio ao saber da novidade, uma vez que a capacidade de armazenamento é notoriamente pouca para quem gosta de fazer fotos e vídeos. Imagine, então, quando filmes gerados por computador forem salvos na memória do dispositivo.

Atualizações na Apple Music, Apple News e Mapas

O serviço de música da Apple, o Apple Music, recebeu uma atualização no aplicativo para iOS. Além do visual renovado, o programa recebeu as letras de músicas. Qualquer usuário do telefone poderá consultar o que diz o cantor diretamente no app oficial, sem depender de aplicativos de terceiros para isso.

O aplicativo Mapas ficou “proativo”, segundo a Apple. Ele mostra as informações de tráfego em tempo real e funciona com apps de terceiros. Desta forma, o usuário poderá usá-lo para fazer a reserva em um restaurante e já chamar um Uber.

O Apple News, programa similar ao Flipboard, também passou por uma renovação no visual, para ficar de acordo com as novas diretrizes estéticas da Apple.

Compatibilidade

O iOS 10 será lançado como uma atualização grátis para os modelos desde o iPhone 5, de 2012. Ele vai funcionar, portanto, com iPhone 5CiPhone 5S, iPhone SE, iPhone 6iPhone 6 Plus, iPhone 6S e iPhone 6S Plus. Também será compatível com modelos de iPad e iPod Touch.

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓