fbpx
modo escuro

De acordo com novos estudos, a funcionalidade do modo escuro não faz grande diferença na duração da bateria. O que não significa que não tenha utilidade.

Quando os sistemas operativos, como a Android e a iOS, deram aos utilizadores a opção de escolha de modo escuro e claro, a funcionalidade mostrou um grande potencial para ajudar a bateria do equipamento durar mais tempo.

Contudo, novos estudos indicam que a diferença não é grande. Por isso mesmo, o professor de engenharia elétrica da universidade de Purdue, recomenda algumas formas de os utilizadores conseguirem tirar melhor proveito desta funcionalidade.

No seu estudo, o professor analisou seis aplicações, que são as mais descarregadas do Google Play.

 

Modo escuro Estas são:

 

  • Google Maps;
  • “” News;
  • “” Phone;
  • “” Calendar;
  • YouTube;
  • Calculadora;

Os investigadores analisaram como o modo escuro afeta 60 segundos de atividade em cada uma das aplicações.

Porém, os investigadores apenas analisaram esta função em Androids.

 

1- O modo escuro apenas faz diferença em certos cenários.

Após 2017 os telemóveis começaram a ser criados com ecrãs OLED (díodo emissor de luz orgânica), sem retroiluminação que acaba por não atrair pixeis de cor escura. Enquanto que os anteriores possuem LCD (display de cristal líquido), que atraí pixeis de cor escura.

Isto causa diferenças na avaliação do modo escuro em relação à poupança de bateria.

Contudo, os investigadores criaram algumas ferramentas de software que se baseiam na nova tecnologia de modelação de energia. A mesma foi criada para diminuir o consumo de bateria durante o modo escuro.

 

  • Cenário 1: Passagem do modo claro para o escuro em dias de sol

Se num dia de sol o teu telemóvel OLED estiver com o modo claro e estiver configurado para alterar a luz automaticamente, é porque o ecrã tornou-se demasiado brilhante o que consome mais energia.

Os investigadores descobriram que passar do modo escuro para o claro poupa, em média, cerca de 39%-47% de bateria. Ou seja, se ligares o modo escuro enquanto o ecrã está brilhante faz com que o teu equipamento dure mais tempo do que se estivesse em modo claro.

 

modo escuro

 

  • Cenário 2: Utilização do modo escuro de maneira a facilitar a visão

De acordo com os estudos dos investigadores, o consumo de energia é igual se usar luz baixa no modo claro ou se usar luz alta no modo escuro. A bateria do teu equipamento acaba por gastar a mesma energia, o que demonstra que na realidade não existe diferença. Com a Google News em modo claro a 20% de brilho e modo escuro a 50% de brilho a energia gasta é exatamente a mesma.

Sendo assim, a única diferença que existe não é na bateria, mas sim para os nossos olhos. Visto que o modo escuro é menos agressivo para os olhos, contudo se precisares de por mais brilho não terás de te preocupar visto que não existe diferença de um modo para o outro.

 

2- A medição do teu telemóvel em relação à bateria gasta na aplicação ainda não tem precisão.

Tanto os sistemas Android como o iOS têm uma funcionalidade para ver a quantidade de energia na bateria que cada aplicação está a consumir. Contudo, a funcionalidade não é 100% fiável e apenas apresenta uma ideia aproximada da realidade. Visto que esta funcionalidade não tem em conta o impacto do modo escuro do telemóvel.

 

modo escuro 3- Estimativas precisas da utilização de bateria nas aplicações.

 

Esta equipa desenvolveu uma aplicação que calcula de forma precisa o consumo de bateria nas aplicações Android. Essa mesma ferramenta foi utilizada neste estudo de forma a obter os resultados referidos a cima.

A nova ferramenta promete ter em conta os efeitos do modo escuro na duração de bateria. É esperado que esta aplicação (Android Battery+) esteja disponível para vendedores de plataformas e desenvolvedores de aplicações no próximo ano.

 

Aproveita e vê também este artigo: Google quer mostrar posts de Instagram e TikTok nas pesquisas

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓