fbpx
O problema da poluição tecnológica

Geramos, em média, cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrónico. Consequentemente é cada vez mais importante fazer a reciclagem de equipamentos eletrónicos.

Todo este lixo cria um elevado impacto climatérico, pondo em causa o meio ambiente.

Mas o que é considerado lixo eletrónico?

Segundo a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), qualquer dispositivo alimentado por energia elétrica com um final de vida útil, é lixo eletrónico.

Como por exemplo:

  • Congeladores, Geleiras
  • Equipamentos de telecomunicação e computação
  • Lâmpadas LED
  • Televisões, monitores, telemóveis
  • Painéis solares

De acordo com a ONU, apenas são reaproveitados 20% de 48,5 milhões de lixo eletrónico. Este lixo contém substâncias nocivas, como, Mercúrio, Níquel, Chumbo e Antimónio. Estas substâncias causam a poluição nos rios, mares e lagos. São, também, emissoras de gases para a atmosfera que causam desequilíbrios nos ecossistemas.

A China e os EUA são grandes produtores de equipamentos eletrónicos, são também por isso dos maiores criadores de resíduos eletrónicos.

Então de que forma podemos reduzir o lixo eletrónico?

  • Reduzir o consumo de aparelhos, tanto por parte dos consumidores como por parte dos fabricantes, que cada vez mais optam por um design mais ecológico.
  • problema da poluição tecnológicaReutilizar equipamentos, como vender os que já não usam ou até mesmo herdar de parentes, como irmãos ou pais.
  • problema da poluição tecnológicaE ainda Reciclar, este pode ser através de trocas. Como dar o equipamento antigo para troca na compra de um novo, bem como reparar o equipamento.

Tudo isto traz benefícios, tanto ambientais como monetários. Recuperar equipamentos antigos pode gerar bilhões de euros e criar milhões de empregos em todo o mundo.

Na You Get reparamos equipamentos não só de multimédia, informática e mobile, como também equipamentos industriais. Aproveita para reparar esse equipamento que estás prestes a deitar fora.

Em conformidade, a ONU determinou como meta, aumentar a percentagem global de reciclagem em 30% e chegar aos 50% em países com legislação de resíduos eletrónicos. Para ajudar a reduzir os problemas da poluição tecnológica. Nesse sentido, é esperado que em 20 anos o mundo seja mais sustentável, mas também mais cuidadosos com a sua pegada ecológica.

Dessa forma, o nosso departamento de reparações ajuda-nos, não só a criar uma segunda vida para o teu equipamento, como também a ajudar o ambiente. You Get o melhor de nós!

 

Não percas: 10 funções do Google Chrome que tens mesmo de conhecer

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓