fbpx
Streaming

Streaming de filmes, séries, músicas e até mesmo de videojogos. Esta tecnologia que, há alguns anos parecia tão distante dos utilizadores, agora já ganhou o gosto do público. Hoje, há poucos que ainda não ouviram falar sobre a tecnologia de transmissão de conteúdos online.

O que significa realmente streaming, porque esta tecnologia tem este nome e porque ela conseguiu tornar-se tão acessível para os consumidores?

O que é streaming

Streaming é o nome dado à tecnologia que é capaz de transmitir dados através da internet sem a necessidade de descarregar o conteúdo num equipamento. Os ficheiros transmitidos com mais frequência envolvem imagem e áudio, sendo vídeos curtos, longos e músicas, porém as opções são vastas, podendo incluir até mesmo textos e apresentações com slides.

Os exemplos mais conhecidos de streaming são a Netflix, Spotify, Deezer, Amazon Prime, mas outras plataformas também podem ser consideradas streaming, como o YouTube e o Google Drive (Drive File Stream), por exemplo.

Aceder de forma individual um catálogo vasto de um serviço de streaming poderia sair muito caro para o consumidor. Então, a tecnologia veio como uma aliada no combate à pirataria, visto que ela foi responsável por democratizar o acesso a conteúdos de forma legal e com preços mais acessíveis.

Um breve histórico

No início dos anos 1920, George O. Squier foi o primeiro a patentear um sistema de transmissão e distribuição de sinais em linhas elétricas. Esta patente serviu de base para a tecnologia da Muzak, que transmitia músicas sem o uso de rádio na década de 1940.

Em 1993, a banda Severe Tire Damage foi a primeira a fazer uma performance ao vivo na internet, através da tecnologia desenvolvida pela empresa Xerox. A Netflix só surgiria em 1997, como um serviço de entrega de DVDs por correio, enquanto a sua expansão para o streaming só chegaria em 2007.

Com a democratização, o avanço e acesso a maiores bandas de internet nos anos 2000, os utilizadores passaram a poder consumir outros tipos de conteúdo que não fossem apenas do tipo “home video”.

O termo “streaming” foi usado pela primeira vez para cassetes que eram produzidas pela Data Electronics Inc.. Seu objetivo era reduzir a velocidade do fluxo de movimentação da cassete, para poder armazenar mais conteúdos nela.

Tratando-se de uma descrição para vídeo sob demanda, o termo foi utilizado pela primeira vez na década de 1990.

Como funciona o streaming
Assim como outros sistemas de envios de dados através da internet, ficheiros do tipo áudio e vídeo são divididos em pequenas partes e enviados separadamente pela rede. Assim que um dispositivo recebe estes dados, o player irá juntá-los em seu formato original.

Este envio, diferente de textos e imagens estáticas, requer um transporte mais rápido, para que os utilizadores não sintam que o ficheiro está pela metade. Muitos reprodutores utilizam a função de buffer, que carrega o vídeo ou a música antes mesmo de ser reproduzida, dando uma melhor sensação de continuidade.

Quando há problemas na conexão, alguns players acabam alterando a qualidade do conteúdo reproduzido, para ajustá-lo, evitando pausas incômodas.

O futuro do streaming

A tecnologia não vai parar por enquanto, ela está evoluindo cada vez mais e, atualmente atinge até o ramo de videojogos Com o streaming, os catálogos de jogos podem tornar-se cada vez mais acessíveis do que antes.

O que achas desta tecnologia?

fonte: Canaltech

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓