fbpx

A revolução prometida pela chegada das placas gráficas em 2020, conhecidas pela performance superior à da geração anterior, mexeu com o mercado em todos os sentidos e fez com que estas se tornassem um autêntico sucesso de vendas em todo o mundo. Mas, a enorme procura e o contexto pandémico vivido fez diminuir o stock a nível global. Queres dissipar todas as tuas dúvidas relativamente às placas gráficas? Agora podes!

 

O que levou à procura por placas gráficas?

A verdade é que sempre que há um produto novo no mercado, este acaba por ser um sucesso na medida em que vem complementar a existência de outros. Quantas vezes deste por ti entusiasmado pelo lançamento de um novo produto? E não há nada de errado nisso, pelo contrário!

Foi o que aconteceu com as placas gráficas RTX 30, cujo anúncio superou as expectativas e conseguiu captar a atenção de um público mais generalizado. As gráficas da Nvidia existentes no mercado antes do lançamento arrepiante de 2020, contavam com uma tecnologia de 2018 — a GeForce RTX série 20. Por outro lado, as gráficas da AMD tinham sido lançadas em meados de 2019 — as Radeon RX 5000. Em termos de performance eram semelhantes.

Segundo fonte oficial (Nvidia) a RTX 3070, considerado o modelo mais fraco do evento, tinha uma performance superior à RTX 2080S, uma das placas de topo da série 20 que havia sido lançada em resposta às RX 5000 da AMD.

Mas nem tudo se justifica pela performance, na realidade, enquanto que a RTX 2080S (superior à geração anterior) tinha sido lançada com o preço de aproximadamente 586,30€, a versão base da RTX 3070 iria custar cerca de 418,55€. O lançamento da AMD veio equiparar a oferta e surpreendeu o mercado, conseguindo rivalizar em termos de performance e preço das gráficas da Nvidia.

 

Por que é que os preços são tão altos?

Pandemia, trabalho remoto e o gaming
Há três fatores que foram determinantes na subida de preços das placas gráficas: a pandemia, o trabalho remoto e o gaming. Pela primeira vez, o mundo parou em março de 2020 e as pessoas foram obrigadas a ficar em casa.  A necessidade de ocupar os tempos livres e adaptar a rotina à realidade falaram mais alto. Entre as escolhas para dar resposta a isto está o gaming.

Os computadores foram dos produtos mais procurados, o que não acontecia há 10 anos. Desde computadores portáteis (para o teletrabalho) a desktops, mais direcionados para os jogos. A Steam que o diga. A plataforma bateu recordes e contou com  mais de 23 milhões de utilizadores online em simultâneo e um total de 7,25 milhões em jogo.

 

Problemas de produção
Como seria de esperar, a primeira remessa das novas gráficas esgotou imediatamente. As expectativas de uma nova reposição de stock eram elevadas, mas não foi tão simples assim. Não havia oferta para responder à procura. Porquê? Havia uma escassez de chips enorme e isso impossibilitou a produção de novas placas gráficas.

A procura pelos wafers de 200mm, semicondutor preferido entre os entusiastas, aumentou com a realidade remota imposta pela pandemia e as fábricas que produzem este tipo de componentes não estavam preparadas para dar resposta e houve uma quebra de stock, segundo explica a ExtremeTech.

 

Fenómeno dos miners e scalpers
Quantas vezes estiveste com a página de uma loja aberta, esperaste que houvesse stock para poderes comprar as tão esperadas placas gráficas e quando vais para fechar a compra o site diz-te que já não há stock?

Isto acontece quando os bots utilizados pelos scalpers atuam para criar uma escassez artificial. O valor faturado, só no eBay com esta prática, foi de  cerca de 18.453.200 milhões. Mesmo existindo stock, este já estava na posse dos scalpers. Apesar das ações levadas a cabo pelos revendedores para impedir situações como esta, através da deteção de bots e limitação de unidades por cliente, a verdade é que não foi suficiente.

Para além dos scalpers, o crescimento exponencial do valor de algumas criptomoedas levou à procura de um número elevado de placas gráficas para obter moedas através do mining. Facto que já havia acontecido em 2017. Os miners de Bitcoin acabaram com o stock de placas gráficas em vários mercados.

 

Lei da oferta e da procura
A justificação base para o aumento dos preços é sempre a lei da oferta e da procura. A falta de stock leva ao aumento dos preços, mesmo que o preço do revendedor seja igual. Acontece que, no caso do aumento das gráficas, o aumento do preço é realizado pelo revendedor e não pelas lojas. Os problemas da cadeia de produção foram, sem dúvida, o factor determinante para o aumento do preço.


Mercado americano
Para teres uma ideia, as placas gráficas importadas da China para os Estados Unidos sofreram, neste processo, um aumento de 25%. Os fornecedores, por sua vez, tiveram de aumentar o custo para os consumidores para conseguirem comercializar. Os preços praticados pelo mercado Norte-Americano acabam por ditar os preços praticados em todo o mundo. Mesmo que os produtos não passem pelos Estados Unidos para chegar à Europa. Para já, não há indicação de que os preços vão voltar ao normal e a escassez de certo que continuará. Infelizmente.

 

Fontes utilizadas: AMD, NvidiaGlobaldata

Ver também: Placas gráficas: tudo o que precisas de saber

Placas Gráficas: tudo o que precisas de saber

 

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓