fbpx

A Economia Circular começa a ser um dos temas mais abordados nos media, pela força, relevância e importância. Começamos a ouvir falar sobre este assunto por meio de notícias, influencers e de empresas como a Huawei, a LG e a nossa empresa. Antes de falarmos sobre a sustentabilidade e a economia circular na P-Telemóveis, vamos explicar as suas origens, em que consiste e porque é que devemos começar a repensar no nosso percurso.

Teremos de recuar no tempo para contextualizar e vamos até à Revolução Industrial, que nos trouxe imensas mudanças sociais, industriais e tecnológicas. A ideia que é importante entender para este conceito é que foi nessa altura que começámos a produzir em massa para conseguir corresponder às necessidades que a sociedade começava a exigir. Mas esta produção foi sem consciencialização do tipo de matérias-primas usadas. Ou seja, desde esta altura que o nosso processo de produção se baseia numa economia linear em que basicamente se resume em: extração, produção, consumo e depois o produto era descartado.

Da teoria à prática

Em 1966 surge o termo “spaceman economy” num artigo The Economics of Coming Spaceship Earth. Basicamente o autor deste artigo compara o planeta Terra a uma nave espacial. Ele menciona que o “planeta Terra é finito e não possui reservatórios ilimitados.” Refere também que “terá de haver limites para a extração de recursos e o homem deve encontrar uma maneira de criar um sistema ecológico cíclico que seja capaz de renovar continuamente os seus recursos materiais”.

Desde então, começaram a surgir várias ações de sensibilização, alertas de cientistas sobre o uso de matérias-primas que estavam no seu limite e que se nós continuássemos a consumir à velocidade com que temos feito, iríamos precisar de mais dois planetas para conseguir ter recursos que cheguem para toda a população mundial e para as suas necessidades.

O planeta está a acusar que está a chegar ao limite e que este nosso uso excessivo dos recursos tem de começar a ser pensado e é aqui que surge o Desenvolvimento Sustentável, Economia Circular e Consumo Sustentável.

Qual a maior diferença entre a Economia Circular e a Economia Linear?

A diferença entre a Economia Linear e a economia circular é a maneira como olham o nosso planeta e os seus recursos. Enquanto que a Economia Circular tem um modelo de desenvolvimento sustentável que permite devolver os materiais ao ciclo produtivo através da sua reutilização, recuperação e reciclagem.

 

 

A Economia Linear funciona de maneira completamente oposta, usa os recursos, gasta muita energia, produz mais lixo e resíduos tóxicos que prejudicam o planeta e a nós também.

Qual é o verdadeiro impacto da Economia Circular no Mundo?

Como é um modelo que ainda está a ser implementado, é cedo para dizer qual o seu verdadeiro impacto. Sabemos que esta mudança irá contribuir para uma dinâmica mais equilibrada e criativa entre empresas, consumidores e os recursos naturais existentes no nosso planeta. Assim podemos dizer que ela irá criar impacto:

Ambiental: porque diminui recurso às matérias primas;

Social: porque as entidades começam a colaborar no uso eficiente dos recursos de modo a melhorar o seu desempenho económico e em conjunto;

Económico: por incentivar a redução de custos na produção e criação de emprego.

Com a implementação deste modelo é possível separar o crescimento económico do consumo de recursos não renováveis. Teremos de desenvolver padrões de qualidade de matérias primas secundárias.

Também o Eco-Design irá desempenhar um papel importantíssimo na medida que será o responsável pelo trajeto de todo processo de criação de um produto. Ou seja, quando um produto é feito, um eco-designer pensa na maneira de produzir (materiais utilizados) até ao seu estado final (se poderá ser usado novamente como matéria de produção para um novo produto ou o tipo de decomposição).

 

Como é que posso contribuir para uma Economia Circular?

Começamos com pequenos hábitos que temos diariamente, como por exemplo: optar por compras mais conscientes e sustentáveis. Escolher empresas que reutilizam, reparam, reciclam.

A transição para a economia circular implica uma total remodelação da cadeia de produção, da conceção até ao final do ciclo de vida do produto, mas são os consumidores que têm a capacidade e o poder de escolher se querem ajudar a mudar este panorama e recorrer a empresas que já têm este tipo de cuidado, que reutilizam, reparam e têm uma atitude consciente sobre o nosso planeta.

Indiretamente já falamos sobre a nossa posição no mercado quando falamos sobre a Reciclagem de Lixo Eletrónico e como era o processo na nossa empresa. E posteriormente iremos falar sobre o processo de implementação do modelo de economia circular na nossa empresa… Nós sabemos que é um caminho atribulado, mas necessário para mudar o nosso percurso no planeta.

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓