fbpx

“Abril, águas mil.” Já diz o ditado. E a verdade é que Abril tem-nos trazido muitos raios de sol, mas a chuva também tem feito parte da ementa. Por isso, prepara a tua piscina para o verão com estas dicas. A atenção e manutenção redobrada são uma forma de evitar a grande quantidade de suidade, detritos e folhas que são trazidas pelos dias de chuva intensa.

 

🌧️ Posso encher a minha piscina com água da chuva?

A resposta é sim. A chuva forte é uma forma excelente e económica de encher a piscina e a maioria das piscinas sem cobertura beneficia desse fenómeno natural. Contudo, é preciso ter em mente que a chuva pode afetar, e muito, os parâmetros físicos e químicos da água.

Por isso, se queres aproveitar a água da chuva para encher a tua piscina, deves ter em atenção que isso implica cuidados redobrados. Caso contrário, as impurezas e pequenas partículas vão  fixar-se e afetar o aspeto cristalino, acabando por proporcionar uma aparência opaca. A água da chuva acaba por ser mais ácida do que a água da piscina e provoca alterações no pH e na alcalinidade. Na prática, estas características da água da chuva fazem com que, num espaço de um a dois dias, a água fique turva, com uma tonalidade verde e mais corrosiva. Para além de que este ambiente é propício à proliferação descontrolada de algas e micro-organismos que tornam a piscina imprópria para banhos.

 

📌 4 dicas para preparares a tua piscina para os dias de chuva

Apesar de exigir mais de cuidado, o período de chuvas mais intensas não significa o fim dos mergulhos e com estas 4 dicas a ter em conta, antes e depois das precipitações, é possível garantir a qualidade da água e ajustar os níveis de cloro livre e pH sem dificuldades.

 

1. Intensifica a aplicação de algicida no tratamento
As algas são organismos microscópicos que se desenvolvem na presença de água e luz solar. Geralmente, chegam à piscina por meio da chuva e do vento e proliferam-se rapidamente em condições específicas: em água em alta temperatura, com alto nível de pH e baixo nível de cloro.

É por isso que, neste contexto, uma boa alternativa é aumentar a frequência de aplicação de algicida na piscina. Sempre que houver temporal, faz a limpeza da água normalmente, confere os parâmetros e aplica a dose recomendada do produto de acordo com o volume de água da piscina. Assim, evitas que a água fique esverdeada. Mas lembra-te: o correto é que o algicida seja aplicado antes da chuva, prevenir a proliferação das algas.

 

2. Cuida da vegetação em redor da piscina
Nos períodos chuvosos esta prática é ainda mais necessária, especialmente quando, no ambiente externo, a piscina divide espaço com árvores, folhagens e plantas ornamentais. Lembra-te que, em contacto com a água, as folhas se transformam em matéria orgânica, prejudicando a limpeza da piscina.

Nesse sentido, uma dica importante é podar  a vegetação antes do período de precipitações, eliminando os galhos e folhas mais antigos e, assim, diminuindo a quantidade de detritos na piscina depois de cada chuva. A capa de proteção também é uma alternativa interessante para quem quer evitar que a água da chuva e os detritos entrem em contato com a piscina — só não te esqueças de procurar uma com as dimensões certas. Espreita o artigo sobre as 3 razões pelas quais deves comprar uma capa para a piscina

 

  Ainda não tens uma piscina? Encontra-a aqui!

 

3. Mantém o nível da piscina sempre regular
Há quem acredite que uma boa alternativa para lidar com o período chuvoso é esvaziar a piscina para quando o tempo normalizar ser só encher outra vez. Mas, em sempre é assim. Há inclusive modelos de piscinas que não podem ser esvaziados, como é o caso das piscinas de fibra e de vinil que precisam de peso e pressão da água para manter a forma e a estabilidade.

Além disso, manter a água na piscina durante condições climáticas severas ajuda a proteger o acabamento e a superfície de danos causados por detritos trazidos pelo vento. Por isso, se a ideia é preparar a piscina para as tempestades, procura manter o nível de água sempre regularizado: quando a chuva a fizer transbordar, aproveite para aspirar o fundo e, com isso, normalizar o nível — não esquecer que se água transbordar o produto químico está a ser desperdiçado.

 

 4. Usa produtos de ação reforçada
A escolha dos produtos de tratamento para a água também faz toda a diferença na hora de lidar com as intempéries. Se és apologista de limpar a piscina uma vez por semana, por exemplo, garante que aumentas essa frequência. Se não tiveres horário que to permita, opta por produtos de limpeza com ação mais intensa e abrangente que possua uma concentração maior de cloro  que ajudam a manter a água limpa e purificada por um período de tempo maior. Verifica também o flutuador com frequência: as altas temperaturas podem fazer com que as pastilhas se dissolvam mais rapidamente.

Fonte: BELPiscinas

O Dia da Mãe está a chegar…

Descobre como surpreender a tua Super Mãe

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓