fbpx

As televisões são um equipamento indispensável, atualmente, para nos mantermos informados do que se passa no resto do mundo. No entanto, esses equipamentos também têm problemas, nomeadamente problemas com a imagem que transmitem.

As televisões de LCD, Plasma e LED já dominaram o mercado. Com elas vieram grandes não só grandes benefícios, mas também alguns inconvenientes. Hoje, vamos falar sobre alguns problemas que já vêm de fábrica.

 

Burn-In 

Antes de mais nada, este problema é mais comum em televisões plasma. No entanto, este tipo de defeito manifesta-se quando uma imagem é exibida por tempos prolongados. Por fim, o nome burn-in não é por acaso, porque as células queimam e deixam marcas na televisão.

Este problema também pode ocorrer quando um filme que é exibido, é menor que o display. No entanto, esta situação também pode ocorrer se deixares a televisão muito dias no mesmo canal, o logótipo da emissora pode queimar os pixeis.

 

 

Pixel Morto, quente, ou preso

Há vários problemas relacionados com os pixeis. Ainda assim, o mais famoso é o píxel morto, situação em que o píxel fica apagado. No entanto, todos os outros continuam a transmitir imagem normalmente. Já este defeito pode aparecer não só em equipamentos usados, mas também equipamentos novos.

Tal como, pode acontecer um píxel ficar totalmente preto. Normalmente, estes problemas surgem em telas de LCD.

 

Tearing

Apesar de ser mais comum em monitores, o screen tearing pode aparecer em monitores. Nesse sentido, esse efeito ocorre quando imagens com movimentação intensa são constantes, originando uma demora na atualização da tela.

Por exemplo, quando usas a tua XBox, ou a tua PlayStation na TV isto pode acontecer. Ainda mais, se ligares o notebook via cabo VGA ou HDMI, o mesmo defeito pode ocorrer.

 

 

Ghosting

Nomeadamente, os televisores LCD apresentam o efeito fantasma. Por exemplo, quando vídeos com movimento abundante são exibidos. No entanto, e diferente do Tearing, aqui o problema consiste na demora das células dos pixeis, para exibir as imagens. Ou seja, as cenas ganham fantasmas notáveis, principalmente quando há muitas pessoas, em apenas uma imagem.

 

 

Crosstalk 

Crosstalk, é o nome dado ao efeito fantasma em televisões 3D. Embora, difira do Ghosting, a distorção aqui ocorre devido a diversos fatores de perceção. Ou seja, este problema pode aparecer, conforme a posição do utilizador do equipamento, a qualidade da imagem, a tecnologia de processamento, bem como o ângulo de visão da tela.

Por fim, o 3D deixa de ser 3D, e aparenta ser um borrão.

 

Televisões

 

Backlight Bleeding

Seja uma televisão, monitor, ou um iPad 2, o defeito BackLight Bleeding pode existir. Aliás, esse problema vem de fábrica, e não só deixa a luz desaparecer pelas bordas, mas também pode deixar as bordas com a luz muito alta.

Mesmo, não afetando a reprodução do conteúdo, distorce levemente as cores.

 

Televisões

 

Falta de definição

Apesar de ser raro este defeito ocorrer nas televisões modernas, a falta de definição é um inconveniente que pode ocorrer. Ou seja, este problema acontece quando a televisão é forçada a exibir um conteúdo com uma resolução mais baixa do que a que foi programada, como padrão.

Por exemplo, se a tua televisão consegue operar com 1920 x 1080 pixeis, qualquer conteúdo com resolução mais baixa poder gerar este problema.

 

Contraste não uniforme 

Este defeito aparece quando a televisão não consegue forçar as células dos pixeis, a exibir o contraste, na mesma proporção, ainda assim esse defeito não é facilmente identificável, mas gera muitas diferenças entre uma imagem e a outra.

 

Ângulo de visão

Se a tua televisão tem tecnologia IPS, não deves ter dado conta de problemas no que toca a ângulos de visão. Contudo, caso a tua TV não seja muito recente, pode ser que consigas ver algumas alterações significativas nas cores da imagem, conforme o ângulo de visão.

 

Problemas de borda

Algumas televisões não estão programadas para identificar certos tipos de conteúdo de maneira adequada. Então, as imagens podem não caber no espaço da tela, o que gera vídeos com as bordas cortadas.

Por fim, esses problemas de borda são defeitos de fabrico do produto, mas podem ser corrigidos em raras situações.

 

Se a tua televisão apresenta algum destes problemas e não sabes como resolver, basta clicares aqui!

 

Fontes: tecmundo

Não percas também: Recondicionados: Será que valem a pena?

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓