fbpx
Análise ao Lumia 950

A versão móvel do Windows 10 é uma promessa da Microsoft que está prestes a ser cumprida. Sendo um SO (quase) totalmente novo, a Microsoft precisava de telefones que conseguissem mostrar tudo o que tem para oferecer.

Foi por isso que lançou para o mercado os novo Lumia 950 e 950XL, os seus novos smartphones de topo. Mas será que estão à altura do que a Microsoft nos habituou? Vamos conhecer e descobrir o Lumia 950.

Os smartphones Lumia e o Windows Mobile não estão, por norma, no topo das preferências dos consumidores, que optam por dispositivos mais conhecidos e com mais nome no mercado. Na verdade, esta uma decisão que muitas vezes é errada e baseada em falsos pressupostos. Os smartphones da Microsoft são bons e o seu sistema operativo é também ele uma excelente escolha.

Por essa razão os novos Lumia criaram muito interesse no que poderiam oferecer, ainda para mais tendo consigo já o Windows 10 e um conjunto de funcionalidades únicas e muito interessantes para os utilizadores.

No geral, o novo Lumia 950, e também o 950XL, cumpre o que é esperado, sendo um bom telefone. O problema está nos pormenores que a Microsoft deveria ter acautelado, para um telefone deste patamar e com este preço.

O Windows 10 Mobile, devido à sua imaturidade, ainda não é um sistema perfeito e isso nota-se na utilização do Lumia 950. Há ainda espaço para crescer, mas esperava-se que já o tivesse feito no Lumia 950.

O que traz o Lumia 950

O Lumia 950 vem dentro de uma embalagem que segue a linha de vários outros equipamentos da Microsoft. Esta é a sua imagem de marca e faz questão de a seguir, em qualquer novo smartphone que lance.

Apesar de ser um telefone de topo, os extras do Lumia não existem. Apenas tem consigo o cabo de ligação ao PC e um transformador, para o alimentar. De notar que os novos Lumia já têm porta de ligação USB Tipo C, o que obriga a trocar de cabos e transformador, algo que a Microsoft conseguiu garantir.

Esperava-se que trouxesse um pouco mais de equipamento, com uns headphones a fazerem falta e até a tão falada doca para o Continuum.

 

O que o Lumia 950 tem para oferecer

Este não é claramente um smartphone que rompe com a tradição Lumia. Mantêm a mesma linha e a mesma estética que podemos encontrar em muitos outros modelos anteriores, o que não é negativo. É uma fórmula com provas dadas e que tanto sucesso tem tido.

Mas a Microsoft poderia ter aproveitado este momento de mudança e ter renovado não apenas a imagem dos Lumia mas também os materiais que usou na sua construção. É tempo de abandonar o plástico e evoluir para o metal, como tantas outras marcas o estão a fazer.

Em termos de especificações, mais uma vez, está patente que este é um smartphone capaz de dar ao utilizador o que ele pretende e de explorar o novo Windows 10.

Não são especificações de topo, mas têm pontualmente algumas características que se destacam. Muito do seu encanto está no que o Windows 10 consegue fazer em conjunto com o que a Microsoft colocou dentro do Lumia 950.

O seu ecrã de 5,2 polegadas permite uma utilização em ambientes com muita luz e é excelente, com detalhe e uma qualidade ímpar.

A sua câmara é algo que é naturalmente de destacar. Com 20MP consegue capturar muito boas imagens, especialmente em ambientes de pouca luminosidade.

Design

Em temos estéticos, e como foi dito antes, este é um smartphone igual a vários outros modelos Lumia. Com três botões dedicados e alojados no lado direito consegue-se aceder ao volume, ao ligar/desligar e à câmara. A presença de um botão dedicado à câmara é uma excelente opção e permite que a focagem seja feita aí também.

A parte traseira alberga a lente da câmara, que é ligeiramente saliente, mas que não incomoda na utilização ou no seu transporte. Ao lado podemos encontrar o flash com três LEDs.

A bateria do Lumia 950 não difere do que é normal nesta linha. Consegue sem qualquer problema superar as 24 horas, mas sem que se lhe possa exigir muito mais.

O Lumia 950 conservou uma característica que muitos smartphones deste patamar começam a perder. A sua capa traseira pode ser removida e dá acesso directo à bateria, podendo ser removida e, se necessário, substituída.

É também aqui que podemos aceder ao slot do cartão SIM e do cartão de expansão de memória. Ao removermos a capa podemos ver os conectores para o carregamento por indução, algo que também está presente no Lumia 950 e que poucos têm.

O que distingue o Lumia 950

Muito do encanto deste novo Lumia está nos pormenores que não estão visíveis mas que podem ser de uma utilidade extrema para os utilizadores. Neste campo a Microsoft trabalhou muito e consegue oferecer algo que ainda nenhuma outra marca esta sequer perto de o conseguir.

Falamos da capacidade de transformar um Lumia 950 num PC e fazer dele uma máquina de trabalho, com acesso directo a um Windows 10. O Continuum é a característica que muitos vão procurar neste telefone que, para já, pode ser adquirido em conjunto com o Lumia 950 XL.

Mas há muito mais que o Continuum. Temos também o reconhecimento facial, que é idêntico ao Windows Hello, e a Cortana, que está mais madura e com ainda mais funcionalidades. Infelizmente ainda não é possível usá-la em Portugal.

É precisamente aqui que este Lumia deixa de ser apenas mais um e se torna único. Neste momento é nele que se concentram todas as novidades da Microsoft, e que são dignas de serem elemento diferenciador face a uma concorrência toda ela muito igual.

Conclusão

O Lumia 950 vale mais pelo que oferece do que pelo que ele realmente é. Esta pode ser uma frase que reduz as suas qualidades mas, a verdade, é que este é ainda um telefone que apenas promete, sem realmente cumprir. A base está lá, apenas precisa de ser trabalhada e melhorada.

Com o Windows 10 Mobile ainda a ser desenvolvido, os novos Lumia acabam por ter problemas de desempenho e alguns bugs que claramente se associam ao seu sistema operativo.

Há também uma falta de aplicações universais, que vão libertar o Windows Phone de todos os estigmas de falta de oferta de aplicações e trazê-lo para um patamar ainda maior de usabilidade.

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓