fbpx
Vantagens de um antivirus

O software antivírus é um utilitário de segurança de dados instalado no sistema do computador com a finalidade de ajudar na proteção contra vírus, spywares, malwares, rootkits, cavalos de Troia, ataques de phishing, ataques de spam e outras ameaças cibernéticas.

Um vírus é qualquer programa indesejado que entra no sistema de um utilizador sem o seu conhecimento. Ele pode replicar-se e espalhar-se por todo o sistema sem darmos por ela. Pode também, realizar ações indesejadas e maliciosas que acabam por afetar o desempenho do sistema e os dados e/ou arquivos do utilizador.

E agora perguntam, qual é a função de um antivírus ?

Um software antivírus, como o nome indica, é um programa que funciona contra um vírus. Ele deteta ou reconhece o vírus e, depois, trabalha para removê-lo do sistema do computador. O software antivírus funciona como profilático, não só elimina um vírus, mas também evita que qualquer vírus potencial infete o teu computador no futuro.

Lê também: De que forma atuam os hackers?

Porque é que precisas de um software antivírus?

Um sistema sem antivírus é como uma casa com a porta aberta. Uma porta aberta e desprotegida vai atrair todos os intrusos e ladrões para a tua casa. Da mesma forma, um computador desprotegido acaba por convidar todos os vírus para o sistema. Um antivírus vai atuar como uma porta fechada com um guarda de segurança, afastando todos os vírus invasores mal-intencionados. Então, vais querer deixar a tua porta aberta para intrusos?

Que dano um vírus pode causar ao seu computador?

Caso o seu computador seja atacado por um vírus, isso pode afetá-lo das seguintes maneiras:

  • Diminuir a velocidade do computador;
  • Danificar ou excluir arquivos;
  • Reformatar disco;
  • Perder dados;
  • Incapacidade de realizar qualquer tarefa no computador ou na internet.

O software antivírus é como um raio de luz brilhante num mundo cheio de vírus sombrios. São inúmeras as vantagens que oferecem e estas são as mais importantes:

1️⃣ Proteção contra vírus e a sua transmissão

Um software antivírus desempenha principalmente uma função profilática. Ele deteta qualquer vírus potencial e, em seguida, trabalha para removê-lo. Lembre-se de que tudo isso é feito principalmente antes que o vírus prejudique o sistema. Portanto, isso significa que a maioria dos vírus é combatida antes de causar algum dano aos seus sistemas. Um antivírus pode combater muitos vírus num único dia sem o teu conhecimento.

Se um vírus atacou o teu sistema, tu podes potencialmente transferi-lo para os teus amigos, familiares e redes. Portanto, se queres proteger o teu computador, bem como os computadores dos teus conhecidos, considera adquirir um antivírus .

2️⃣ Bloquear spam e anúncios

Se fizeres uma pesquisa rápida sobre como os vírus entram nos computadores das vítimas, vais ficar chocado com a proporção de vírus que usam anúncios pop-up e sites para infiltrar o computador da vítima. Anúncios pop-up e sites de spam são um dos gateways mais usados ​​pelos vírus para infetar o teu computador e, em seguida, danificar os teus arquivos.

3️⃣ Defesa contra hackers e ladrões de dados

Os hackers geralmente usam malware ou vírus para aceder ao computador da vítima, sem o conhecimento da mesma. Os hackers fazem isso através de e-mails maliciosos às vítimas. Assim, o hacker pode facilmente invadir os teus arquivos e programas. Depois disso, eles podem usar os dados da vítima para o que quiserem. Eles podem também excluí-te do próprio sistema ou encriptar os dados e roubá-los para exigir resgate mais tarde.

4️⃣ Garante proteção contra dispositivos removíveis

Pensa nas vezes em que tu transferiste dados de e para o teu computador usando dispositivos removíveis, como USB. Já perdeste a conta, certo?

A velocidade do teu computador diminuiu ou anda ele anda a encravar depois de ligares o USB de um amigo? Já te perguntaste por que isso aconteceu? Isso acontece porque o USB ou dispositivo removível servia como um dispositivo de transmissão de vírus. Portanto, temos de parar de usar dispositivos removíveis, porque nunca sabe qual USB pode conter um vírus? Não! Basta obter um software antivírus que faça a verificação de todos os dispositivos removíveis em busca de vírus para garantir que nenhum vírus seja transferido.

5️⃣ Protege os teus dados e arquivos

O software antivírus vigia todos os arquivos que entram no teu sistema. Todos esses arquivos são examinados para verificar qualquer peculiaridade ou malícia. Os vírus podem ser facilmente transmitidos à tua rede por meio de arquivos infetados e, por sua vez, podem danificar os teus dados e arquivos. Podes até sofrer a perda completa dos teus preciosos dados nas mãos de tais vírus.

6️⃣ Cuida da performance do teu PC

Pensa em dois computadores lado a lado. Um está a sofrer as consequências de um ataque de vírus, como baixa velocidade de processamento e bloqueios frequentes. O outro é protegido por antivírus. Qual dos dois terá melhor velocidade?

Aquele com antivírus com certeza. É assim porque aquele computador não tem problemas porque o antivírus parou o vírus antes que este pudesse causar qualquer dano real. Alguns antivírus podem até mesmo excluir e remover arquivos inúteis de fontes desconhecidas para libertar espaço em disco, aumentando a velocidade do PC.

7️⃣ Proteção de firewall contra spyware e ataques de phishing

Um firewall, em geral, monitoriza o tráfego de entrada e saída da tua rede de computadores. Quando combinada com antivírus, a proteção de firewall verifica novamente todos os arquivos ou dados que envias ou transferes no teu computador através da Internet para outra rede.

O mesmo se aplica aos arquivos e dados que recebes de uma rede externa. Tu podes, sem querer, abrir um site ou e-mail malicioso e, em seguida, ser vítima de um ataque de phishing. Um ataque de phishing ocorre quando o foco dos invasores é conseguir as tuas credenciais de login, informações de cartão de crédito ou quaisquer outras informações/dados pessoais. Esse tipo de ataque pode resultar em perdas financeiras substanciais. A proteção de firewall bidirecional de um software antivírus bloqueia e remove quaisquer emails ou arquivos que possam prejudicá-lo de alguma forma.

8️⃣ Limite o acesso de sites para melhorar a proteção da web

Aceder a sites não autorizados pode expor o teu computador a várias ameaças, incluindo spyware, hackers, ransomware, etc. Estas ameaças podem colocar os teus dados e arquivos em risco. Um software antivírus limita o teu acesso à web para restringir atividades em redes não autorizadas. Isto é feito para garantir que acedes apenas a sites seguros e inofensivos para o teu computador.

9️⃣ De olho nas crianças

A maior dor de cabeça dos pais nestes tempos é que os seus filhos podem aceder abertamente qualquer coisa pela internet, seja ela boa ou má.

Um pai nem sempre pode ficar de olho no que os seus filhos estão a fazer no computador. O software antivírus pode ser a solução para estes pais preocupados. Ele pode fornecer uma ferramenta de monitorização por meio da qual podes acompanhar as atividades do teus filhos de maneira segura e eficiente. O software antivírus fornece registos adequados das atividades deles.

🔟 Protege as tuas senhas

Normalmente, nós protegemos os nossos dados e contas valiosos com uma senha. Assim, pensamos que estão protegidos. Mas, e se alguém roubar as tuas senhas usando um vírus?

Eles podem, mais tarde, chantagear-te pedindo um resgate ou usá-las para aceder informações confidenciais. Além de usar antivírus, também podes pensar em usar um gestor de senhas para maior segurança.

Mega Campanha: Antivírus Kaspersky

A maior parte dos softwares antivírus é bastante económica. Os pacotes mensais ou anuais que as empresas fabricantes de antivírus oferecem são baratos. Se considerares a variedade de serviços que vêm com o pacote premium do antivírus, certamente vês que o custo que eles oferecem é bem menor.

E a pensar em ti, neste regresso às aulas, temos uma campanha que não vais queres deixar escapar. Ao comprares o antivírus Kaspersky, nós fazemos a instalação e verificação de forma gratuita! Aproveita agora porque a campanha é limitada ao stock existente e apenas válida para Portugal Continental.

 

Subscrever
Notificar
guest
1 Comentário
Antigo
Novo Mais votado
Feeback
Ver todos os comentários

[…] Não percas: Quais são as vantagens de usar um software antivírus? […]

Estes artigos também são interessantes ↓