fbpx
cuidados computador portátil

 

Cada vez mais recorremos aos computadores ou aos telemóveis para executarmos tarefas no nosso dia-a-dia, que podem ser as mais variadas possíveis. Podem ser de âmbito laboral ou pessoal (pagamentos, ver filmes / séries, jogos, etc). Mas estes equipamentos têm uma presença muito forte na nossa vida e damos cada vez mais valor. Assim e de maneira a garantir que dure mais anos há cuidados que são necessários e que devemos ter. Ao longo deste artigo vamos explicar 8 cuidados que embora sejam mais direcionadas para os computadores portáteis também podem ser aplicados aos computadores fixos.

 

O que fazer depois de comprar um computador portátil?

Há muitos fatores importantes que temos de ter em conta quando compramos um computador portátil porque para além da questão da bateria, ecrã, etc, uma das principais razões é o conseguirmos transportar para vários sítios. E precisamente por um portátil andar em vários locais e estar sujeito a vários danos externos, a leitura deste artigo é quase que imperativa. Queremos mostrar como é que se pode aumentar o tempo de vida do equipamento e tendo alguns destes cuidados simples em casa ou no nosso local de trabalho.

Nunca esquecer que se é importante ter cuidado com o nosso computador para ele durar mais tempo, também é importante ter cuidado com o local para onde levamos o computador para reparar e fazer sempre em sítios devidamente certificados como o nosso Centro Técnico.

cuidados a ter com portátil

Quais os 8 Cuidados a ter com um portátil?

Evitar superfícies como mantas, cobertores ou superfícies como madeira:

Colocar o portátil num sítio onde se acumule muito pó, está a danificar componentes como a ventoinha ou disco. Se colocares o computador sobre uma base própria, o sistema de refrigeração consegue trabalhar quase a 100% e ajudar o computador a arrefecer.

Pêlos dos Animais de Estimação:

Parece mentira, mas chegam muitos computadores ao nosso Centro Técnico em que as grelhas de ventilação ficam entupidas com os pêlos e pó, levando-o a um sobreaquecimento.

Limpeza eficaz ao equipamento 1x por ano:

Segundo os nossos técnicos este tipo de limpeza é para eliminar todo o pêlo, lixo, pó, que fica no sistema de refrigeração. Caso passem muito tempo sem ter este tipo de cuidado, corremos o risco de danificar vários componentes entre os quais: processadores e gráficas que hoje em dia estão quase todos soldados. Podes ainda pedir para verificar o estado do disco!

Substituir algum componente e colocar massa térmica:

É muito comum ao fim de algum tempo o disco HDD ter que ser substituído por outro. Nessa altura podemos pedir uma análise aos técnicos especialistas para confirmarem se existe necessidade de substituir mais algum componente.

Evitar locais com humidade:

A humidade começa a corroer os componentes e pode levar à criação de fungos, acabando com que o equipamento deixar de funcionar.

Não usar o computador como base para bebidas:

Por muito rápido que sejamos ao limpar a água ou o café que derramou por cima do computador, irá danificar vários componentes na hora, mas a longo prazo também.

Desligar sempre o computador:

Nada de colocares o computador em standby na mala, isso irá fazer o computador aquecer.

Cuidar da bateria:

Aqui é um bocado complicado porque se por um lado se utilizarmos o computador como se fosse de secretária, deves tirar a bateria mas corres o risco de o computador se desligar e perderes o trabalho… Por outro lado, se tiveres sempre a bateria ligada, estás sempre a fazer ciclos e a viciar a bateria. O ideal é mesmo o meio termo.

 

3 dicas extra para tornar o computador portátil e fixo mais rápido.

Este tipo de cuidados são simples e se começarmos a ter logo desde início o portátil irá aguentar mais anos. O que poderá acontecer é que o computador como já é antigo precisa de uns upgrades. Atenta a estas dicas extra para tornar o computador portátil ou computador fixo mais rápidos:

1 – Manutenção profunda ao computador;

2 – Colocar um disco SSD;

3 – Colocar mais RAM.

computador fixo limpeza

Como saber se vale a pena investir num computador mais antigo?

No nosso Centro Técnico, os técnicos especialistas depois de fazerem a análise ao computador informam sempre onde e como é que se pode melhorar o equipamento. E ainda dão mais algumas dicas.

Em suma e acaba por ser um bocado cliché mas quanto mais cuidarmos do nosso equipamento mais tempo ele dura. E consequentemente mesmo que tenhas que fazer alguma substituição para o tornar mais rápido, irá sempre compensar monetariamente e existe um plus! Ao termos este tipo de consumo mais consciente, estamos a poupar o nosso meio ambiente e a reduzir a quantidade de lixo eletrónico que produzimos atualmente.

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓