fbpx
lixo eletronico

Num período em que se fala cada vez mais sobre a reciclagem, sustentabilidade e reutilização começa a ser imperativo falar também sobre a reciclagem de equipamentos eletrónicos e o seu impacto na nossa sociedade.

Por outras palavras a reciclagem de equipamentos eletrónicos passou a ser muito importante para ajudar a reduzir a quantidade de lixo eletrónico que nós criamos anualmente,  recorrendo à reparação de equipamentos e incentivando à compra de recondicionados. O objetivo deste tipo de ações que começam a ser mais recorrentes, é sensibilizar as pessoas a terem ações mais conscientes e ponderadas.

A questão principal é que quando se fala sobre reciclagem só pensamos na reciclagem de resíduos comuns, certo? E quanto aos equipamentos eletrónicos que temos em casa? Sim, tal como as TVs, computadores, telemóveis, frigoríficos, máquinas de lavar roupa entre outros equipamentos que usamos regularmente? Infelizmente, é raro ouvirmos falar sobre este tipo de lixo, o chamado lixo eletrónico e elétrico.

Reciclagem de Lixo Eletrónico em Portugal:

Em Portugal, desde 2008 até 2016, houve um aumento de 21,8% do lixo eletrónico. Em 2017 foram recolhidas 63 mil toneladas de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos). E as estimativas apontam que em 2025 a população mundial deverá gerar 53,9 milhões de toneladas de resíduos eletrónicos por ano, aumentando a produção de resíduos por cada pessoa em cerca de 20% em todo o mundo, passando dos 5,6 Kg para os 6,7 Kg por habitante e por ano.

Quais são os Riscos para o Ambiente e Saúde?

Segundo a WHO, os e-Waste ou REEE são um perigo para o ambiente, para o clima e para a saúde da população em geral devido aos componentes perigosos/tóxicos que estão presentes nos equipamentos.  Estes componentes libertam substâncias tóxicas por vários focos: contaminam o ar pelos fumos que libertam para a atmosfera e contaminam o solo e a água pela acumulação dos químicos, consequentemente os alimentos também.

Segundo Hugo Jorge (diretor de Marketing da LG) estima-se que em 2025 sejam produzidos cerca de 55 milhões de toneladas de resíduos eletrónicos. Cerca de 60% do lixo eletrónico são dispositivos elétricos e eletrónicos sem utilização, obsoletos ou usados que acabam em aterros. Vejamos que do volume total produzido mundialmente sabe-se que apenas 15 a 20% é reciclado!

Se eles fossem devidamente tratados, a maior parte dos componentes utilizados nos equipamentos elétricos e eletrónicos como: o plástico, o metal e o vidro podiam ser reaproveitados e transformados em novas matérias-primas.

 

 Como e onde é que podes ajudar a mudar este panorama?

Podemos começar por criar pequenos hábitos no nosso dia-a-dia tal como já fazemos em tantas outras coisas! Um exemplo muito prático é a nossa casa! Vamos supor que algo se estraga, o que é que nós costumamos fazer? Nós mandamos reparar de maneira a que a casa dure mais anos. E a lógica com os equipamentos é a mesma, se o mandarmos reparar um equipamento conseguimos prolongar-lhe a vida útil. Outra opção é comprar equipamentos recondicionados que na P-Telemóveis têm garantia de 1 ano. Ao tomarmos este tipo de atitude mais consciente estamos também a ajudar o nosso meio ambiente e estamos a criar uma economia circular.

A economia circular é um sistema de produção e consumo que promove o uso sustentável dos recursos, em ciclos fechados energizados por fontes renováveis, regenerando o capital natural e assegurando o progresso social. Resumindo é a reutilização de todos os componentes vezes e vezes sem conta e é  importante dar a conhecer a nossa posição no que toca ao lixo eletrónico. Cada vez mais se sente a necessidade de reaproveitar o que nos rodeia de modo a amenizar a poluição eletrónica que existe nos nossos dias.

Todos os equipamentos podem ser reparados? Onde é que podemos fazer?

Criamos várias opções para ajudar o cliente no seu pedido de reparação. A primeira é que é possível enviar e-mail ou mensagem via facebook e a segunda é vir presencialmente até ao Centro Técnico com o equipamento. A nossa ideologia é que todos os equipamentos merecem uma segunda oportunidade como tal antes de darmos como obsoletos, os nossos Técnicos fazem uma análise detalhada ao equipamento para enviar orçamento ao cliente.

Que tipo de tratamento e que cuidados temos com os equipamentos?

Existe sempre o máximo de cuidado com os equipamentos. Para entenderem melhor como funciona o nosso processo no caso de recondicionamento, vejamos o seguinte cenário quando um equipamento chega do nosso fornecedor:

  • É realizada uma análise profunda e cuidada ao equipamento para detetar possíveis anomalias no disco, na board, se é necessário colocar massa térmica, se o sistema de refrigeração está operacional. E tudo o que for preciso ser substituído, é substituído por componentes novos e são executados novos testes até ao equipamento passar sem falhas;
  • Também é feita substituição dos componentes de uma forma preventiva.

Ao termos estes cuidados conseguimos que o equipamento dure mais anos. E no geral conseguimos reutilizar cerca de 80% desses equipamentos que chegam do fornecedor.

Onde é que colocamos os resíduos eletrónicos que não podem ser usados?

No centro técnico existem contentores próprios de resíduos eletrónicos para depois serem enviados para a reciclagem.

Agora que sabes a importância de reciclar equipamentos eletrónicos, está na altura de começarmos a fazer algo pelo nosso planeta. Quando possível opta por reparar o equipamento ou compra equipamentos recondiconados na nossa Loja Online.

portateis recondicionados

Se tens alguma dúvida, entra em contacto connosco!

 

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓