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A pandemia veio acelerar alguns processos e tornar outros mais simples e rápidos. Ações associadas ao Cartão de Cidadão têm sofrido algumas mudanças nos últimos tempos. Neste sentido, a secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, revelou que vai ser possível renovar o cartão de cidadão sem sair de casa.

Antes desta notícia, o Cartão de Cidadão já estava a ser entregue em casa dos portugueses. O chip (smartcard) é o elemento essencial do Cartão de Cidadão que permite identificar o cidadão português perante qualquer entidade pública ou privada, pessoalmente ou de forma digital. Segundo informação, o CC estava já a ser enviado para a morada dos portugueses por correio registado. O IRN irá selecionar para envio postal os cartões de Cidadão dos titulares com 18 anos ou mais e com os contactos atualizados no sistema.

 

Referência de multibanco é o método escolhido para o concretizar

Em declarações à SIC Notícias, a secretária de Estado da Justiça Anabela Pedroso, referiu que “Portugueses com mais de 25 anos vão receber uma carta PIN que apresenta como novidade uma referência multibanco”.

Ao efetuar o pagamento (que pode ser feito no multibanco ou através de home banking), fica automaticamente feita a renovação do cartão. De salientar, no entanto, que ao fazer o pagamento para a renovação a pessoa está a concordar que não vai alterar qualquer tipo de dados do cartão (morada, nome, etc). Feito este processo, a pessoa também confirma que vai receber o CC na sua casa. Esta iniciativa é válida para maiores de 25 anos. Esta decisão acaba ainda com a modalidade de renovação do Cartão de Cidadão por SMS que, segundo Anabela Pedroso “não faz sentido continuar.”

 

Fonte: SIC Notícias, Pplware

 

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