fbpx
Reparação de uma Playstation 3 (Reballing)
Já não é novidade nenhuma de que a P-Telemóveis têm uma equipa extremamente dedicada e versátil que estende o seu conhecimento e experiência não só à área das telecomunicações como também à área da informática com os integrantes da equipa da P-Informática. E não estamos só a falar de instalações de software e formatações. Para além do vasto conhecimento em sistemas operativos os técnicos da P-Informática também são detentores duma mestria em reparação de hardware que os leva a fazer reparações que por vez parecem impossíveis.

Desta feita, ontem foi dia de reparar uma Playstation 3 e fazê-la recuperar de uma das avarias mais comuns e que mais tormentas trouxe aos seus utilizadores, a chamada YLOD (Yellow Led of Death). Esta não é bem a avaria, mas sim um sintoma de uma avaria que pode ter origem no processador ou até na placa gráfica devido a questões de sobre-aquecimento.

Neste caso o problema tinha origem na placa gráfica o que levava a consola a não transmitir imagem e a desligar-se ao fim de algum tempo.

Para reparar a consola tinhamos duas hipóteses. A primeira passava por fazer um “reflow”, contudo este poderia não ser suficiente, e mesmo que a Playstation ficasse a funcionar o mais provável é que passado algum tempo voltasse a ter o mesmo problema. Para evitar que isso acontecesse optámos então por um processo mais trabalhoso mas que assegurava que a consola ficasse reparada e com uma esperança média de “vida” muito mais alargada.

Assim sendo procedemos a um “reballing”. Este procedimento passa por retirar a placa gráfica e reconstruir as esferas que servem de “circuito” entre a placa gráfica e a motherboard. Este processo é bastante demorado e minucioso, uma vez que após expor a placa a altas temperaturas durante alguns minutos, temos ainda que reconstruir as esferas uma a uma.

Após completar-mos o sucesso e termos voltado a unir a gráfica à board, procedemos à fase de testes para saber o veredicto. Sem grandes surpresas mas com um sentido de missão cumprida, dê-mos a reparação por terminada com sucesso. A consola ficou cá 2 dias para testes e para nos certificarmos que o problema estava resolvido e tão cedo não voltaria a acontecer.

Por fim devolvemos a consola ao cliente que se mostrou bastante contente por ter a sua consola a funcionar novamente.

Se tens o mesmo problema com a tua consola, e achas que é cedo de mais para te veres livre dela…

Não procures mais! SOMOS A SOLUÇÃO PARA TI!

Problemas com tecnologias de informática e telemóveis, contacta-nos! Podemos ajudar-te,não hesites! Dirige-te a uma das lojas da P-Telemóveis e P-Informática, ou contacta-nos para o: 244 001 251.

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓