ssd vs hdd

Reparações: SSD vs HDD, o que escolher?

Os SSDs (Solid State Drives) e os HDDs (Hard Disk Drives) são as duas principais opções de armazenamento. Se compraste um portátil nos últimos anos, provavelmente já vem com uma unidade de armazenamento SSD instalada. Os portáteis de gaming mais volumosos também mudaram para unidades SSD, enquanto apenas um subconjunto de máquinas mais económicas ainda favorecem unidades de disco rígido (HDDs). A maioria dos desktops também já vêm com SSD, com exceção dos modelos mais baratos. Em alguns casos, também pode vir com ambos (SSD + HDD). De qualquer das formas, tens quase sempre a oportunidade de mudar se for necessário.

 

 

No centro técnico da You Get, fazemos a substituição ou o upgrade do teu disco e também a recuperação dos dados do teu disco antigo para que não percas nenhuma informação! Temos uma equipa de técnicos especializados em reparações que te podem ajudar a decidir quais os componentes que melhor se adequam às tuas necessidades e que vão trazer uma melhor performance ao teu computador. Muitas vezes não sabemos o que escolher porque não temos essa informação. Neste artigo vamos ver o que são os tipos de armazenamento, o melhor uso de cada uma e como é que elas se comparam lado a lado.

Quando falamos em armazenamento, há vários fatores a ter em conta. Escolher o disco certo não se trata apenas de comparar capacidade e custo. O tipo de armazenamento que o teu computador usa é importante para o seu desempenho, incluindo uso de energia e fiabilidade.

 

O que é um HDD?

O tradicional Disco Rígido foi lançado em 1956 e durou mais de seis décadas. O desempenho e a tecnologia do HDD são excelentes do ponto de vista clássico. Esses HDDs estão em uso desde que o computador começou a ser comercializado.

Trata-se de um sistema de armazenamento de alta capacidade constituído por pratos metálicos que rodam a alta velocidade e que possuem uma cobertura magnética. Com o uso de uma cabeça de leitura, igualmente móvel, os dados guardados são acedidos.

Em geral, têm um custo mais baixo e são práticos para armazenar anos de fotos e vídeos ou arquivos comerciais.

 

O que é um SSD?

Os SSDs, como diz o nome – estado sólido – não possuem partes móveis. Num SSD, todos os dados são armazenados em circuitos integrados. Essa diferença em relação aos HDDs tem muitas implicações, especialmente em tamanho e desempenho. A sua capacidade de armazenamento varia, tornando-os flexíveis para dispositivos mais pequenos, como um notebook, um híbrido ou um All in One.

Os SSDs são mais caros do que os HDDs por quantidade de armazenamento (em gigabytes ou GB e terabytes ou TB), mas a lacuna está diminuindo à medida que os preços dos SSDs começam a cair.

 

SSD vs. HDD: Velocidade

O que torna os SSDs uma escolha cada vez mais popular é sua velocidade. Em geral, os SSDs superam os HDDs porque usam circuitos elétricos e não têm partes físicas móveis. Isso leva a que os tempos de espera mais curtos ao iniciar e menos atrasos ao abrir programas mais pesados ou realizar tarefas mais exigentes.

Embora ninguém reclame de computadores demasiado rápidos, há momentos em que um HDD pode fazer sentido. Se tens terabytes de arquivos que queres armazenar, os HDDs ainda são uma opção menos cara, embora isso esteja a mudar com preços dos SSDs cada vez mais baixos.

Podemos simplificar as decisões de armazenamento, considerando os dados como frios ou quentes. Dados “frios” podem incluir aquelas fotografias antigas que queres guardar, mas às quais não vais aceder todos os dias. Os HDDs podem ser uma escolha excelente e económica para estes dados.

No outro extremo do espectro temos os dados “quentes”. Se precisas de fazer processamento de dados em tempo real, como por exemplo, edição de vídeos e fotos e tens de ter acesso rápido a arquivos, videoclipes ou modelos, ou mesmo apenas para executar o sistema operativo. O rápido desempenho dos SSDs torna-os a escolha ideal para qualquer uma destas situações em que a rapidez de acesso é o mais importante.

 

armazenamento ssd vs hdd

Comparação: SSD vs. HDD

No que diz respeito à capacidade, SSDs estão disponíveis entre 120 GB e 4TB, enquanto os HDDs podem ir entre 250GB a 14TB. Quando fazemos a comparação custo x capacidade, os HDDs estão sempre no topo mas com os preços dos SSD a baixar, este pode não ser um diferenciador no futuro.

A fiabilidade do armazenamento define-se na capacidade que o disco tem de armazenar e aceder a dados e se este os guarda de forma correta, sem estarem corrompidos. Os SSDs, em geral, são mais fiáveis do que HDDs, o que é derivado de não ter partes móveis. Isto faz com que os SSDs não sejam tão afetados por vibração ou problemas térmicos relacionados.

Normalmente, os SSDs gastam menos energia, o que leva a bateria a ter uma vida útil mais longa. O acesso aos dados é muito mais rápido e o dispositivo não tem de estar em uso constante. Com seus discos giratórios, os HDDs exigem mais energia a iniciar do que os SSDs.

 

Gaming: SSD vs. HDD

Os gamers precisam de um disco que aceda aos dados rapidamente, o que torna os SSDs ideais para a melhor experiência de jogo. Os jogos contêm uma quantidade enorme de ativos, como texturas de alta resolução, modelos, áudio e muito mais – até 100GB de dados, em alguns casos. Estes requisitos tornam a velocidade e a capacidade fundamentais. Um jogo que demora dois a três minutos a carregar num HDD, demora menos de um minuto num SSD. E não é só quando ligas o jogo que precisas de aceder aos dados armazenados. Os dados são necessários sempre que um jogador muda de nível, cena ou missão. Longos tempos de carregamento podem atrapalhar o jogo e até estragar toda a experiência.

Os dados são o centro de tudo o que fazemos. Ao escolher entre um SSD ou um HDD, existem várias considerações além da capacidade de armazenamento e do custo. Fiabilidade, velocidade, ruído e uso de energia entram em jogo, afetando tua experiência geral. Só quando identificares o tipo de dados com os quais trabalhas e como e quando precisas de aceder a eles, é que podes comparar uma unidade de armazenamento à outra para encontrar a solução certa para ti.

Fonte: INTEL

 

Descobre também:

Reparações: Os efeitos da poeira no teu computador

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓

0
Diz-nos o que estás a pensar :) Comenta aquix
()
x