fbpx
Caiu dentro de água e agora?

Parece que o mundo deixa de girar no momento em que o teu telemóvel cai dentro de água. Quer seja um copo entornado, um mergulho numa piscina, uma chuvada inesperada ou uma queda numa sanita. Há mil e uma maneiras de o teu telemóvel vir a ter um contacto ameaçador com líquidos. 

Não vais ser o primeiro nem o último a quem isto vai acontecer, relaxa. Cerca de 30% dos equipamentos que dão entrada no Centro Técnico da You Get, caíram em água ou têm vestígios de humidade. 

A primeira coisa que fazemos quando algo corre mal é correr para a internet e ver qual é a melhor solução. O que não é de todo a melhor ideia como explicámos num dos últimos posts.  A ideia mais apresentada neste caso é o arroz. Mas, até que ponto este mito é realmente verdade? O arroz absorve parte da humidade, sim. Mas apenas a superficial e que está em contacto com os grãos. Ou seja, a que não é responsável pelos piores danos no telemóvel.

desligue o telemovel

O estrago está feito, caiu dentro de água. Mas dá para salvar?

Se queres que o teu telemóvel não esteja para sempre arruinado, os nossos especialistas aconselham a seguir os seguintes passos:

  1. Retira o smartphone da água o mais depressa possível! Temos que tentar minimizar o tempo que ele está submerso para que entre o mínimo de água possível;
  2. Não o tentes ligar, nem colocar a carregar. A água dentro do equipamento pode gerar um curto-circuito;
  3. Desmonta tudo quanto possível! O cartão SIM, o cartão de memória e a bateria (se possível); 
  4. Limpa o excesso de água com um papel absorvente ou com um pano macio;
  5. Não lhe mexas mais e entrega o equipamento no Centro de Reparações mais perto de ti.

IMPORTANTE! Não tentes secar o teu smartphone com um secador! Aquecer os componentes não é solução e pode fazer estragos ainda piores.

Se queres salvar o teu telemóvel a longo prazo, tens mesmo de o levar a um centro de reparações! Por muito que passado um dia ou dois ele já volte a funcionar, a água pode ter causado danos que não estão visíveis. O contato com a água pode causar a oxidação dos componentes do smartphone, levando o aparelho a deixar de funcionar, se não for corrigido a tempo. 

 

E o que faz a You Get a estes equipamentos?

Em primeiro lugar, o equipamento é desmontado peça a peça e colocado numa tina de ultra-sons, para que toda a humidade seja removida. Depois, é analisado por um Técnico especializado que procura vestígios de curto-circuito ou danos causados pela corrosão da água. Em alguns casos – quando os passos acima descritos são cumpridos – basta remover a humidade e o equipamento volta a funcionar dentro da normalidade, pois foi “socorrido” a tempo. Mas na maioria das situações, infelizmente o equipamento não é logo entregue para reparação e é testado em casa pelo utilizador, na ansiedade de verificar se ainda funciona. Causando assim danos graves em vários componentes que vão precisar de ser substituídos.

tina de ultra-sons

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓