fbpx
reballing-bga

Reballing: reparação de BGA

O reballing é o processo usado para a reparação das soldaduras de chips do tipo BGA (ball grid array). Há muitos motivos para usar este processo de reparação e vamos explorar alguns deles neste artigo. Este tipo de reparações começam a ser muito frequentes, devido ao grande volume de equipamentos que nos chegam com o mesmo tipo de problemas: “uma soldadura estalada”. Estes problemas são mais notórios no chip gráfico, e afeta todo o tipo de equipamentos, desde portáteis, consolas e até mesmo telemóveis.

 

O que é o BGA?

Para entender o que é o processo de reballing, é importante que compreendas primeiro o conceito de BGA.

Ball Grid Array (BGA) é um tipo de conexão utilizada em circuitos integrados, como por exemplo, chipsets e microprocessadores. Este tipo de conexão é feita por pequenos pontos de solda na sua parte inferior, que são soldados diretamente na placa-mãe. Cada um desses pontos de contato corresponde a uma pequena esfera feita de metal.

O reballing consiste em refazer esse processo, ou seja, na substituição das esferas de estanho sem chumbo (Lead-Free) por novas esferas de estanho com chumbo (Leaded). Esta substituição é feita porque o estanho sem chumbo oxida com facilidade, mas o estanho com chumbo não oxida com tanta facilidade, fazendo com que este processo seja bastante eficaz e duradouro.

Este processo é importante para tentar reparar placas e componentes com problemas, como por exemplo, quando um computador liga mas não dá imagem, ou quando liga e apresenta várias anomalias no ecrã. 

reballing

 

Porque é que um chip BGA pode precisar de reballing?

A principal razão é o uso prolongado da tua placa gráfica. Na maioria das vezes, os pontos de solda entre a placa e o chip podem ficar soltas com o tempo. 

Outra razão são as oscilações de temperatura a que o equipamento é submetido ao longo do tempo. Estas oscilações de temperatura, vão causar a expansão e contração das esferas. Isto pode levar a  que as soldas alterem a sua posição ou mesmo, na pior das hipóteses, levar à criação de uma ponte que une dois pontos de solda.

reballing BGA

 

Mas não nos podemos esquecer que a You Get tem uma equipa de técnicos especializados, com experiência neste tipo de reparações. Não devemos, de forma alguma, tentar efetuar esta reparação em casa. Por norma, o que acontece é que acabamos por danificar vários componentes o que pode tornar a reparação mais complicada.

Na You Get, realizamos este processo de reballing não só em chips gráficos mas também em chips PCH e de memórias. Realizamos este processo em todo o tipo de equipamentos eletrónicos, desde computadores, consolas, máquinas industriais, smart TV’s e até mesmo telemóveis. 

 

Porquê reparar no Centro Técnico YOU GET?

O centro técnico YOU GET é composto por uma equipa de mais de 20 especialistas em reparação eletrónica nos mais diversos departamentos. Temos a capacidade de reparar avarias provocadas por humidade ou quaisquer outros danos externos. Prestamos também um serviço de diagnóstico de qualquer dispositivo eletrónico e orçamentação da reparação de forma absolutamente gratuita. Melhor ainda, sabias que os nossos serviços de reparação têm garantia? O nosso objetivo é prestar um serviço de excelência, prestando toda a assistência necessária para que comodamente ele nos escolha como seu parceiro. E devido à situação atual do País, estamos a fazer recolhas gratuitas na tua morada. Aproveita!

 

centro técnico

 

Ainda ficaste com dúvidas? Podes entrar em contacto connosco através do nosso site, do e-mail [email protected], das nossas redes sociais ou da nossa linha telefónica pelo 244 820 955.

Fonte: Circuits Central

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓