fbpx
Reciclagem, Sustentabilidade e Reutilização

Nos tempos que correm, quase todos os dias há uma novidade eletrónica. Estão a surgir constantemente novos produtos ou novos modelos, com novas e diferentes capacidades. E nós queremos acompanhar esta evolução e atualizar as nossas tecnologias. Num período em que se fala cada vez mais sobre a reciclagem, sustentabilidade e reutilização começa a ser imperativo falar também sobre a reciclagem de equipamentos eletrónicos e o seu impacto na nossa sociedade.

Em todas as casas há vários eletrodomésticos, de diferentes dimensões e funções. Máquinas de lavar a roupa e a louça, frigoríficos, secadores de cabelo, máquinas de café, televisões, etc. Seja por avaria ou por querermos atualizar os nossos eletrodomésticos, acabamos por ficar com um equipamento que não sabemos bem o que lhe fazer. Seja qual for o caso, os aparelhos antigos não devem ir parar ao lixo comum, já que muitos contêm substâncias tóxicas para o ambiente.

Além disso, a reciclagem dos eletrodomésticos permite aproveitar uma série de materiais reutilizáveis como o plástico ou o vidro, ao mesmo tempo que se recupera outras partes potencialmente valiosas, contendo ouro ou cobre.

Neste artigo vamos ver o que podes fazer com os teus equipamentos velhos, para lhes dares uma nova vida ou para que estes sejam reciclados corretamente de forma a não prejudicar o ambiente e a natureza.

reciclar

Dá-lhe uma nova vida

Dá asas à tua imaginação! Tenta reaproveitar os teus equipamentos de outra forma. Há várias maneiras de o fazer.

Por exemplo, podes usar um telemóvel antigo e que não usas e que a câmara esteja a funcionar como um monitor de bebés. Colocas o telemóvel num suporte e usas o Facetime, o Google Duo, Whatsapp ou outra aplicação qualquer.

Outro exemplo, para quem está em teletrabalho, é utilizar um tablet como um segundo ecrã do teu computador.

 

Doar a uma instituição

Vais mudar de casa e a nova já vem equipada com todos os eletrodomésticos? Ou a televisão que tens fica pequena na sala e queres uma maior? Uma boa opção para te desfazeres dos equipamentos antigos, poderá ser a doação destes a uma instituição. Se o equipamento funcionar, porque não doá-lo a quem faz falta?

Pode ser a própria instituição a precisar ou podem indicar-te uma família a quem esse gesto pode fazer toda a diferença.

 

Vender online / fazer troca

A venda do teu equipamento antigo pode fazer bastante sentido, principalmente se o equipamento for recente e estiver em boas condições.

O que não falta são sites e páginas para compra e venda de produtos em segunda mão, é só colocar um anúncio a está feito. Quem diz venda, diz troca. É bastante comum, nestes mesmos sites de anúncios, as pessoas fazerem trocas entre si, com produtos de valor semelhante, por exemplo.

Na You Get também compramos equipamentos, desde que estejam em boas condições de uso e que se façam acompanhar da fatura de compra, caixa e acessórios incluídos. Este processo é exclusivo das nossas lojas físicas e requer que os equipamentos sejam analisados pelos nossos técnicos para garantir a sua funcionalidade. São aceites telemóveis, tablets, smartwatches e computadores.

 

Entregar em lojas e comprar um novo

Este é o processo mais simples. Quando fores comprar o teu equipamento novo, entrega-o na loja. Podes até usufruir de campanhas em vigor que te ofereçam algum desconto. Esta é uma escolha bastante acertada quando se trata de um produto que não tem qualquer reparação possível ou quando o custo da reparação não compensa em comparação com o preço de um novo. Neste caso, a loja irá tratar da reciclagem do produto.

 

Deixar num centro REEE

Por todo o país existem centros de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE). São locais especializados nestes resíduos e os grandes equipamentos deverão ser aqui depositados.

Estes espaços estão preparados para receber gratuitamente todos os grandes eletrodomésticos, por isso, se tiver oportunidade de os transportar, consulte neste site a localização do centro mais perto de si.

 

Equipamentos pequenos: deposite num Ponto Electrão

Todos os restantes eletrodomésticos de menores dimensões como varinhas mágicas, telemóveis, batedeiras, máquinas de barbear, etc, devem ser depositados num Ponto Electrão.

 

Solicitar recolha através do serviço da Câmara Municipal

Da mesma forma que as Câmaras Municipais fazem a recolha dos chamados “monos”, como móveis antigos, por exemplo, estas também se encarregam do transporte de eletrodomésticos velhos de grandes dimensões. Este é um serviço gratuito, providenciado pelas autarquias, mas que necessita de ser agendado.

Evite simplesmente depositar o equipamento na rua ou junto a algum contentor. Contacte previamente o seu município e informe-se sobre o local onde deverá deixar o eletrodoméstico e em que data e horário.

Agora que sabes a importância de reciclar equipamentos eletrónicos, está na altura de começarmos a fazer algo pelo nosso planeta. Quando possível opta por reparar o equipamento ou comprar equipamentos recondicionados na nossa Loja Online.

recondicionados You Get

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓