fbpx
Apple

O Siri surgiu em 2011 e desde essa altura tem estado presente no iOS de forma estável e sempre melhorada. Este assistente pessoal da Apple dá aos utilizadores acesso a funções do sistema e a informação de forma automatizada, sendo controlado pela voz.

A sua importância e utilidade é de tal forma grande que era expectável que num futuro próximo o Siri fosse transportado para o OSX, integrando as mesmas funcionalidades e até adicionando-lhe novas, adaptadas a este ambiente de Desktop.

Este desejo/vontade pode estar muito mais perto de se realizar com o pedido de patente que deu entrada na passada quinta feira, no U.S. patent and Trademark Office.

patente que a Apple quer agora registar descreve um sistema idêntico ao Siri, mas adaptado ao Desktop, mantendo todas as funcionalidades que lhe são reconhecidas e até adicionando novas.

Uma das novidades que o “Intelligent digital assistant in a desktop environment” irá ter, face ao que o Siri já implementa, pode ser lida no pedido de patente descreve com este novo sistema poderá funcionar como uma “terceira mão” para o utilizador.

Com o aumento da capacidade computacional disponível, esta versão desktop do Siri poderá realizar funcionalidades muito mais complexas e que vão dar ao utilizador muito mais informação.

As 92 páginas que compõem o pedido de registo de patente descrevem com elevado pormenor todas as capacidades e formas de interação que este novo assistente digital poderá ter.

A interação com o utilizador será mantida com o recurso à voz, mas as suas capacidades vão muito além das que podemos agora ter no iOS. Será possível ao Siri ter a capacidade de reconhecer os contextos onde se encontra e agir, mediante as ordens dadas, de acordo com a aplicação onde está.

Terá a capacidade de informar o utilizador das acções possíveis de serem realizadas sobre o ficheiro onde o cursor do rato está, podendo assim ser copiada uma imagem, uma porção de texto, ou reorganizados os ícones de uma forma precisa.

Esta versão poderá ser invocada por voz, estando na doca como uma aplicação ou estando em fundo a aguardar ser chamada por voz pelo utilizador.

A complexidade que o pedido de patente descreve para este sistema é a razão pela qual a Apple ainda não o incluiu no OSX, mostrando que este chegará ao Desktop da Apple num futuro próximo, mas ainda sem data marcada.

A sua não inclusão nas versões beta do OSX Yosemite são uma certeza de que ainda não será nesta versão que ele chegará.

As melhorias que surgiram no Ditado e Fala mostram que a Apple tem trabalhado nestes sistemas, mas ainda não se podem comparar ao que o Siri oferece.

info by www.pplware.sapo.pt

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓