fbpx
Roubo de dados nos smartwatches da Samsung e LG

Os smartwatches começam lentamente a ocupar o seu lugar no mundo da tecnologia. Objectos ainda pouco compreendidos pela maioria das pessoas, acabam por estar imunes à maioria dos problemas de segurança, muito por culpa no desinteresse que existe.

Mas a verdade é que estes dispositivos estão expostos aos mesmos problemas que atingem qualquer outro dispositivo, tendo agora sido descoberto que é possível roubar dados dos smartwatches da Samsung e da LG.

A conclusão agora apresentada resulta de um estudo da Universidade de New Haven, que avaliou a segurança dos dados dos utilizadores do smartwatch Gear Neo da Samsung e do LG G Watch.

Após esta avaliação ficou provado que estes dois equipamentos permitem que qualquer atacante com experiência possa roubar os dados que estão alojados nos dispositivos.

No caso do smartwatch da Samsung foi possível roubar emails, contactos e dados de saúde. Já no LG G Watch foi possível retirar do dispositivo dados calendário, contactos e pedómetro.

A razão para que tenha sido possível aceder a estes dados é simples. Eles são guardados sem qualquer tipo de cifra e por isso acessíveis a qualquer atacante.

Apesar de ser uma situação potencialmente perigosa, os investigadores que levaram a cabo este estudo concluíram que é necessário que o atacante tenha conhecimentos elevados nesta área e que o ataque não pode ser realizado por qualquer um.

Para conseguir acesso a estes dados, a equipa de segurança da Universidade de New Haven usou várias abordagens e acabou por conseguir acesso aos ficheiros do próprio smartwatch e também nos próprios smartphones que sustentam estes equipamentos.

O problema não está centrado num sistema operativo específico, uma vez que o LG usa o Android Wear e o Gear Neo está a usar o sistema Tizen. O próprio Apple Watch começou agora a ser avaliado e muito em breve vão surgir as primeiras conclusões.

Estas falhas agora descobertas vêm revelar a necessidade de serem criados mecanismos para realizar de forma efectiva a cifra dos dados nos dispositivos, sejam eles smartphones ou smartwatches.

A segurança dos dados deixa agora de ser um problema associado aos computadores e aos smartphones, sendo alargado aos mais recente equipamentos a chegar ao mercado, os smartwatches.

 

Estes artigos também são interessantes ↓