fbpx
Smartwatches trazem problemas aos condutores?

Seja o Moto 360, o Samsung Gear S ou mesmo o Apple Watch, entre tantos outros dignos exemplares tecnológicos, são sem dúvida uma moda que veio para ficar e que, mesmo contra a vontade dos cépticos e dos velhos do Restelo, vão mudar hábitos e formas de utilização, mas também irão trazer problemas…

Cada vez mais o tempo está mais perto dos nossos olhos, as notificações, os mails, as apps… tudo é mais susceptível de roubar a atenção quando vamos a conduzir e o smartwatch vem agravar esse problema.

Segundo a CTV News, Jeffrey Macesin, habitante do Quebec no Canadá, foi parado pela polícia local e pagou uma multa que rondou os 120 dólares por ter utilizado o seu relógio para mudar de música enquanto conduzia. Segundo Macesin, o seu smartphone estava pousado e conectado às colunas do seu carro através de um cabo e apenas acedeu ao seu Apple Watch para mudar de música.

Ao abrigo da secção 439.1 do Código de Segurança Rodoviária do Quebec, é proibido utilizar qualquer dispositivo portátil com funções de telemóvel enquanto se está a conduzir mas, a verdade, é que o Apple Watch não é em si um telemóvel, é apenas um relógio emparelhado com um iPhone via Bluetooth.

Poderá, devido a isto, o Apple Watch ser considerado um “telemóvel”? Quem utiliza este dispositivo enquanto conduz cá em Portugal, poderá vir a ter problemas com as autoridades pelas mesmas razões que Macesin?

 

Estes artigos também são interessantes ↓