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Ciberataques | Os jogos são, sem dúvida, um dos segmentos mais atraentes do mundo das tecnologias. Há um sem fim de jogadores espalhados pelos quatro cantos do mundo e o confinamento também promoveu mais intensamente a prática deste passatempo.

 

Pandemia da COVID-19 aumentou ciberataques

Ao longo dos vários confinamentos houve um aumento de pessoas que tiveram necessidade de se dedicar a atividades online para abstrair o corpo e a mente da realidade que estávamos a viver. Os videojogos foram uma das áreas mais procuradas e muitos jogadores até agradeceram este tempo extra que estiveram em casa.

 

Mas há uma notícia assustadora sobre esta realidade

De acordo com um relatório da empresa de segurança digital Akamai, designado “Gaming in Pandemic“, o aumento de ciberataques aumentou em 340% desde o começo da pandemia. Os dados indicam também que os ataques contra este segmento foram os que mais cresceram durante esse período.

Ao todo, a indústria dos jogos eletrónicos foi vítima de mais de 240 milhões de ciberataques de apps web durante o ano de 2020. Por sua vez, uma das principais origens do malware encontrava-se nas apps para dispositivos móveis com opções de compras na aplicação.

Segundo o relatório, em muitos casos os criminosos recorrem a kits de phishing para roubar informações dos utilizadores. Estas informações incluem endereços de email, passwords, login e dados sobre localização geográfica.

Por sua vez, os jogadores mais afetados pelos ataques são, normalmente, os que gastam maiores quantidades de dinheiro nos jogos para dispositivos móveis. Estes dados são depois vendidos a outros hackers em mercados paralelos.

 

Credenciais de acesso e dados pessoais hackeados

Os dados mostram ainda que o principal vetor dos ataques de 2020 foi o SQLi, cujo alvo foram as credenciais de acesso e dados pessoais dos gamers. Tal como vemos no gráfico, só este vetor representou mais de 59% de todos os ataques registados no ano passado.

Quantidade de ataques durante a pandemia. Créditos: 4gnews

Segundo Steve Ragan, investigador de segurança da Akamai:

“Os criminosos são implacáveis e nós temos os dados para mostrar isso. Estamos a observar uma persistência notável, com a indústria dos videojogos a ser testada diariamente — e frequentemente horária — pelos criminosos que estão à procura de vulnerabilidades através das quais podem invadir servidores e expor informações.”

 

Ferramentas de gestão de passwords podem ajudar

Ragan adianta,  “um ataque bem-sucedido contra uma conta pode comprometer qualquer outra conta onde a mesma combinação de nome de utilizador e password sejam usados. Usar ferramentas como gestores de passwords e optar por autenticações de múltiplos fatores onde tal seja possível, ajuda a ser muito mais difícil que pessoas mal-intencionadas avancem com ataques bem-sucedidos”.

 

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