fbpx
TeaBot o novo malware android

Para além do Covid, temos outro protagonista para 2021, o Malware. Já surgiram imensas notícias, desde o WhatsApp Rosa ao BRATA. Mas, hoje em dia, o que não falta são ameaças direcionadas aos Android. Para além destes, os investigadores e especialistas descobriram um novo malware, o TeaBot. Este malware é um Trojan que ataca, principalmente, bancos europeus. Vamos então apresentar-te os perigos deste malware e como te protegeres.

 

Este é o TeaBot, um novo e perigoso malware bancário

Depois do Flubot, o trojan por detrás dos golpes da FedEx, vem o TeaBot. Um novo malware foi descoberto pela Cleafy, uma empresa de cibersegurança. Conforme relatado, o TeaBot é um malware bancário que tenta roubar as credenciais das vítimas para aceder os dados bancários. Uma vez instalado no smartphone da vítima, os atacantes podem visualizar e controlar remotamente o ecrã. Tudo isto graças às permissões de acessibilidade, que permitem ao hacker ter o controlo absoluto do dispositivo.

Estas são alguma das ações permitidas pelo malware:

  • Enviar e intercetar SMS.
  • Ler o estado de smartphone.
  • Modificar opções do áudio.
  • Mostrar pop-ups para solicitar mais permissões.
  • Capacidade de apagar aplicações.

Em termos técnicos, o TeaBot é muito semelhante ao Flubot. Dessa forma, o malware esconde-se atrás de nomes como o DHL, UPS, VLC ou Mobdro, fazendo-se passar por outras aplicações.

O TeaBot está a atacar em toda a Europa. A Espanha é a principal vítima, mas logo de seguida temos Alemanha, Itália e Bélgica. Os especialistas afirmam que está nos seus estágios iniciais de desenvolvimento, então pode comportar-se de forma mais agressiva nas próximas semanas.

Para evitar cair nesse tipo de malware, recomendamos não instalar APK de terceiros. Salvo raras exceções, ou seja, a menos que tenhas a certeza da sua origem e operação. Não dês permissões de acessibilidade levianamente , uma vez que podem controlar completamente o teu equipamento através dele.

Mais informações | Cleafy

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓