fbpx
Google confirma USB tipo C nos Androids

No passado dia 9 de Março a Apple realizou mais uma Keynote! Entre muitas novidades, destaca-se o novo Apple Watch e o poderoso MacBook. Relativamente a este último, um dos pormenores que mais se tem falado é sobre a aposta da Apple no novo conector USB tipo C.

Sem perder tempo, a Google apresentou de imediato o ChromeBook Pixel, também com USB tipo C e sabe-se que este conector estará também nos smartphones Android (em breve).

Foi em Agosto de 2013 que o o USB 3.0 Promoter Group anunciou as especificações do “novo” standard USB, a versão 3.1 (USB Tipo C). Além de ser reversível, o USB 3.1 pode chegar aos 10 Gbps (o dobro da versão 3.0), uma vez que suporta a tecnologia “SuperSpeed+”.

Por fim… esqueçam ter um cabo USB e um cabo com suporte para DisplayPort. Com o novo conector do tipo C é possível ter suporte para estas tecnologias num só cabo. A “magia” de tal solução deve-se ao suporte do “Modo alternado” do DisplayPort. Este “novo” modo permite que , com um único cabo, possamos alimentar equipamentos até 100w de potência, ao mesmo tempo que o mesmo cabo pode ser usado para transportar sinais de vídeo para resoluções 4k ou superior e também para a transferência de dados.

Num vídeo promocional, Adam Rodriguez, gestor de produto da Google revela que que o conector USB tipo C vai chegar a novos dispositivos com Chrome OS e também a dispositivos Android.

Apesar de “boom”, a Apple não foi a primeira a adoptar o conector USB tipo C uma vez que no passado já a Nokia apresentou o tablet Android N1 com esta tecnologia. A Microsoft também já confirmou que o Windows 10 incluirá suporte para este novo conector.

 

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓