fbpx

A pandemia promoveu significativamente a compra de equipamentos tecnológicos, porque as pessoas tinham que ficar fechadas em casa. Viram-se obrigadas a trabalhar em casa, ou seja, precisaram de comprar computadores, e arranjar formas de se divertir nos tempos livres, tendo em conta que não podiam sair de casa.

Não só a grande procura, mas também o fecho de várias fábricas originou uma escassez de chips que afetou muitos segmentos. Contudo, no campo das placas gráficas, mesmo tendo sido muito afetados, a venda destes equipamentos cresceu em 2021.

Ou seja, a venda de placas gráficas aumentou imenso nos anos anteriores.

 

Placas Gráficas

 

GPUs venderam 30% a mais em 2021

O mercado das placas gráficas vendeu mais 30% de unidades, tendo em conta o ano anterior. Em outras palavras, no ano passado este setor cresceu mais de 50 mil milhões de dólares – 46 mil milhões de euros – em encomendas realizadas pelas marcas parceiras das fabricantes AMD e Nvidia.

Mais de 50 milhões de placas personalizadas pelas marcas parceiras foram enviadas durante o ano passado. Por outras palavras, as vendas cresceram significativamente, tendo em conta que em 2020 foram vendidas apenas 42 milhões.

 

 

Por fim, estas informações vão ao encontro dos anúncios dos bons resultados financeiros obtidos pela AMD e Nvidia, em 2021. No entanto, o relatório divulgado sugere que o preço médio das GPUs vendidas em 2022 ronda os 1.000 dólares – 920 euros. Ou seja, parece que o valor das placas gráficas está cada vez mais perto dos preços recomendados pelas fabricantes. Neste relatório, consta ainda que o envio das placas gráficas da AMD aumentou 12,4%, comparando com 2020.

No entanto, a Nvidia mantém um domínio claro, com uma participação de mercado de 77,2% no ano passado. Por outro lado, a empresa GeForce RTX aumentou 0,5% trimestralmente, e 27,7% face a 2020. Por fim, em 2022 estes resultados podem diferir, até porque a Intel será a nova concorrente de ambas as fabricante, com a sua nova linha Arc Alchemist.

 

Precisas de uma placa gráfica e não onde encontrar? A You Get tem soluções ideias para ti! Basta clicares aqui!

 

Fonte: pplware

Não percas também: Hora do técnico: iPhones, problemas e curiosidades

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓