fbpx
Windows 10 para smartphones

Com o evoluir da versão para dispositivos móveis do Windows 10 surgem novidades que mostram o que está guardado para os utilizadores e para os programadores.

Algumas novas funcionalidades, até agora inexistentes no Windows Phone, começam a ser conhecidas e uma delas, revelada agora, irá permitir que as aplicações para este novo sistema operativo passem a poder registar-se para enviar mensagens de texto.

A novidade ainda não está comunicada aos programadores do Windows, mas algum do código que a Microsoft publicou revelou que esta nova funcionalidade poderá em breve ser usada.

A capacidade de enviar SMS dentro das aplicações não é nova noutros sistemas, mas no caso do Windows 10, e também do Windows Phone, será uma estreia e um reforço das capacidades dadas aos programadores.

Com esta nova possibilidade podem ser criadas novas aplicações, ou melhoradas muitas das actuais, garantindo assim uma forma de serem enviadas mensagens para serviços ou sistemas, havendo depois a possibilidade de serem também recebidas ali as respostas.

Um exemplo perfeito é em sistemas de autenticação em que a troca de mensagens permite que, de forma automática, o utilizador se identifique e passe a poder usar esses serviços no seu smartphone.

Se esta novidade pode ser extremamente útil e inócua para alguns casos, poderá também ser extremamente perigosa noutras situações.

Este será um campo fértil para programadores mal intencionados que vão de certeza explorar a nova função de forma abusiva e lesando os utilizadores.

Noutros sistemas operativos móveis esta é uma forma simples de alguns programadores ganharem dinheiro com o envio de mensagens, não autorizadas, para serviços de valor acrescentado.

Será também uma forma fácil de espalhar alguns tipos de trojans ou de realizar outras infecções, usando os SMS como forma de transmissão.

É por isso necessário que a Microsoft implemente um controlo apertado na loja de aplicações do Windows 10 e que passe a monitorizar e a eliminar aplicações que façam uso indevido desta nova funcionalidade.

 

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓