fbpx

Taxa de lealdade | Qual é a marca de smartphone que utilizas atualmente? Planeias mudar na próxima vez que tiveres de comprar um smartphone? Estas questões realizadas pela agência QuestMobile na China provam que a Xiaomi continua a ser coroada pela lealdade dos consumidores. 

Estas e outras questões foram realizadas ao longo das últimas semanas a vários utilizadores, sobretudo na China. Agora, com a publicação dos resultados, vemos um cenário de forte lealdade à Xiaomi, superando inclusive a Apple, bem como as restantes fabricantes mobile.

 

A Xiaomi lidera os índices de lealdade à marca

Conclusões apresentadas pela agência chinesa QuestMobile. Créditos: 4gnews

 

Entre os atuais utilizadores de smartphones Xiaomi, 63,2% declarou a sua intenção em manter-se fiel à marca. Isto é, voltaria a comprar um equipamento da mesma fabricante após usar um dos seus produtos independentemente da concorrência.

Comparativamente à taxa de lealdade da Xiaomi, a da Apple é pautadamente inferior, com apenas 47,3% das intenções declaradas. É um valor notoriamente inferior ao registado pela Xiaomi, bem como pela OPPO e, inclusive, a Huawei.

Importa mencionar que este estudo diz maioritariamente respeito à realidade apurada na China. Aí, vemos que a lealdade do consumidor chinês repousa muito mais próxima das fabricantes locais, com particular destaque para a Xiaomi, que permanece em primeiro lugar.

 

A retenção do consumidor Apple não é positiva na China

Os utilizadores Apple são menos fiéis na China de acordo com a QuestMobile. Créditos: 4gnews

Entre os fatores citados pela agência QuestMobile para a não fidelização da Apple na China estão os serviços móveis, funcionalidades do sistema operativo, serviços cloud, entre outros aspetos. Assim, vemos que não é o hardware o ponto de maior retenção, mas sim o software e ecossistema.

Ora, tendo a Apple um dos melhores ecossistemas de produtos e um dos sistemas operativos mais intuitivos, na China estes fatores não são decisivos. Os serviços Google, na China, não são os mais utilizados.

Em síntese, num mercado em que as configurações de hardware são geralmente similares entre as fabricantes, é o software que ajuda a reter o consumidor. E, entre as fabricantes tidas em consideração, foi a Xiaomi e a sua MIUI quem mais se destacaram.

 

Fabricante Apple supera a Samsung na China

A maior fabricante mundial de smartphones é irrelevante no maior mercado mundial. Um aparente paradoxo justificado pelo crescimento das fabricantes chinesas nos últimos anos como a Huawei, OPPO, Vivo e Xiaomi. Ao mesmo tempo, o crescimento do sentimento nacionalista também motivou os consumidores a optar por produtos chineses.

Desse modo, a Samsung foi perdendo gradualmente a sua outrora posição dominante. A Apple, no entanto, afirmou-se como marca de luxo, conseguindo assim firmar-se no Top 5 da China.

Por fim, tal como aponta a publicação MyDrivers, a Apple deverá dedicar especial atenção à China com a sua próxima apresentação de produtos. A tecnológica norte-americana pretende reforçar a sua posição nesse mercado e poderá fazê-lo, por exemplo, com produtos mais competitivos e um reforço do seu ecossistema com especial destaque para os relógios Apple Watch.

 

Não percas: iPhone 13 é oficial! Descobre as novidades imperdíveis da Apple

iPhone 13 é oficial! Descobre as novidades imperdíveis da Apple

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓