fbpx
Computador

A maioria dos utilizadores sonha com um computador mais rápido. Principalmente quando não é possível comprar um novo. Contudo, a performance do teu equipamento melhora exponencialmente com um upgrade no hardware. Isto torna a resolução de pequenos problemas ao iniciar ou até mesmo a executar programas.

 

1. Quantidade e velocidade da memória RAM.

Um computador que tenha pouca memória RAM terá um desempenho abaixo do esperado, como, demorar a iniciar e dificuldade em abrir aplicações em simultâneo. Para que isto não aconteça, os sistemas operativos mais recentes exigem uma quantidade minima de RAM, entre os 2 GB e os 4 GB para trabalhos simples. Já para trabalhos mais pesados ou até jogos é exigido uma memória de 8 GB.

Este investimento será apenas o valor dos componentes e da instalação, desde que a motherboard tenha slots disponíveis. 

Ainda assim, antes de instalares verifica se a tua motherboard consegue suportar a tecnologia dual channel. Esta tecnologia permite o uso de módulos de memória em conjunto, resultando em mais desempenho. Isto exige pelo menos dois módulos posicionados em slots específicos da placa e pode precisar de configurações na BIOS.

 

2. SSD.

De maneira a conseguires aumentar consideravelmente a rapidez do teu equipamento, deverás ter o sistema operativo instalado num SSD. Esta é uma alternativa ao tradicional HDD. Este upgrade apresenta um ganho notável, principalmente, na velocidade na iniciação do sistema, assim como na abertura de programas, arquivos e jogos.

Outra possibilidade é optar por um SSD M.2, que utiliza a entrada M.2 das motherboard mais modernas e podem ter um desempenho ainda mais rápido do que os modelos convencionais. Contudo, convém verificares sempre a compatibilidade que tem com a tua motherboard.

 

3. Processador.

Uma maneira interessante de acelerares o teu computador, é substituir o seu processador. Isto por este componente ser o núcleo do teu computador, ou seja, é o responsável pelo processamento de dados. Ainda assim, se esta for uma opção para ti, é necessário que verifiques o socket da tua motherdboard. Caso tenhas alguma dúvida, podes sempre utilizar os nossos serviços e pedir a opinião a um técnico.

 

4. Placa Gráfica.

A substituição da placa gráfica pode ser uma hipótese, caso percebas que o desempenho da mesma está comprometido, principalmente em jogos. Este hardware é responsável pela geração de imagens, juntamente com o processador. Ou seja, deves escolher um modelo adequado ao desempenho da CPU, caso contrário podes sentir o “Bottleneck”.

Isto é, uma placa de vídeo robusta pode comprometer o desempenho de um processador mais modesto. Por outro lado, um CPU muito avançado, aliado a uma GPU de baixo desempenho, irá apresentar um processamento limitado ou até o Blue screen of death.

O upgrade de uma placa gráfica só se aplica a desktops. Mas de momento a procura é muito alta e a oferta baixa, o que faz com que os preços das placas gráficas disparem.

 

5. Motherboard.

Já a motherboard é dos componentes mais importantes num computador. Então é preciso que, na altura de escolheres uma, tenhas em consideração características como, um bom chipset, o tipo de memória que suporta, a qualidade do material, slots de expansão e outros.

Este upgrade apenas deve ser considerado caso já não tenhas slots de expansão suficientes ou se necessitas de mais capacidade de memória RAM. Contudo, o importante é comprares uma motherboard com dimensões adequadas à tua torre. O upgrade de motherboard só se aplica a torres.

 

Se pretendes fazer alguma destas melhorias ao teu equipamento deves considerar um centro técnico como a You Get. Aqui conseguimos montar e arranjar todas as peças que precisas para melhorar o teu equipamento.

 

Não percas também: Razer oficializa entrada no mercado das smart home

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓