fbpx
Carregador universal em discussão

Todos temos a noção da quantidade de carregadores que existem para telemóveis, tablets, computadores e todos os outros novos gadgets. Este assunto já não é novo. Já se discute a possibilidade de implementar um carregador universal desde 2009. Sobretudo porque existiam cerca de 30 modelos no mercado europeu. Foi nessa altura que se assinou um acordo entre as principais fabricantes de telemóveis para compatibilizar os equipamentos. Desta forma, reduzimos o número de modelos para os atuais 3 tipos de carregadores: USB 2.0, USB C e o sistema Lightning, utilizado exclusivamente pela marca Apple. Contudo, este acordo terminou em 2014.

Comissão Europeia vai avaliar já no verão.

As notícias mais recentes anunciam que a Comissão Europeia vai retomar, no verão, a proposta de criação de um carregador universal na União Europeia (UE). Segundo o comissário europeu, Thierry Breton, a ideia é incluir equipamentos como telemóveis, tablets, computadores, mas também assegurar que “outros dispositivos poderiam ser abrangidos”.

“Estou realmente a dar muita importância a isto e o meu objetivo não é apenas trabalhar na questão de uma interface de carregamento comum, mas ir muito além disso e propor medidas adicionais para reduzir os resíduos eletrónicos ao longo da cadeia de produção”, acrescentou Thierry Breton.

 

Carregador Universal para todos os equipamentos

 

O Parlamento Europeu mostrou preocupações relativamente ao “Lixo Eletrónico” que é atualmente gerado. Inicialmente, a mudança poderá ser ao nível dos carregadores de dispositivos que poderá ser universal. De acordo com os dados apresentados pelo Parlamento Europeu, este tipo de produtos geram 51.000 toneladas de resíduos por ano. A ideia da introdução de um carregador universal tem como objetivo não só diminuir a produção de resíduos eletrónicos, mas também prolongar a vida útil dos equipamentos.

Ler também: E-waste: um problema derivado da nova era digital.

Em janeiro de 2020, o Parlamento adotou mesmo uma resolução em que solicitava à Comissão que introduzisse um carregador padrão deste tipo. Apesar dos benefícios para os utilizadores, os fabricantes estão relutantes em adotar um único modelo, nomeadamente a fabricante Apple. De relembrar que no acordo de 2009, a marca viu-se obrigada a incluir um adaptador micro USB nos seus equipamentos.

Thierry Breton é o anterior presidente executivo de companhias tecnológicas como a Thomson, France Télécom e Atos. Então, Thierry Breton, assumiu o compromisso de avançar com uma proposta legislativa sobre este carregador universal. Os 27 Estados-membros no Conselho e o Parlamento Europeu ainda vão negociar os termos desta proposta.

Subscrever
Notificar
guest
1 Comentário
Antigo
Novo Mais votado
Feeback
Ver todos os comentários

[…] Não percas: Comissão Europeia vai avaliar proposta para carregador universal. […]

Estes artigos também são interessantes ↓