fbpx
carregador universal

A Comissão Europeia vai, no próximo mês de setembro, apresentar uma legislação para estabelecer um carregador universal no espaço comunitário. A proposta legislativa, de acordo com a agência Reuters, quer um carregador único que vai ser utilizado tanto para telemóveis como para outros dispositivos eletrónicos. Este assunto já não é novo. Já se discute a possibilidade de implementar um carregador universal desde 2009. Sobretudo porque existiam cerca de 30 modelos no mercado europeu.

A mudança vai afetar sobretudo a fabricante do iPhone, a Apple, mais do que qualquer um dos seus rivais. Os iPhones, tal como a maioria dos produtos da Apple, continuam a depender da ligação Lightning, enquanto os dispositivos Android já utilizam conectores USB-C. Um estudo Comissão em 2019, concluiu que metade dos carregadores vendidos em 2018 tinha um conector micro-USB, enquanto 29% era USB-C e 21% Lightning port, concluiu um estudo de avaliação de impacto da Comissão em 2019.

O executivo da UE está a elaborar a legislação, disse a fonte, sem dar mais detalhes. Os legisladores do Parlamento Europeu votaram esmagadoramente a favor de um carregador comum no ano passado, citando benefícios ambientais e conveniência para os utilizadores.

É de relembrar que a Apple, a Samsung, a Huawei e a Nokia assinaram um memorando de entendimento voluntário em 2011. Este teve como objetivo, harmonizar os carregadores para novos modelos de smartphones que chegavam ao mercado. Como consequência, vimos uma redução significativa no número de carregadores diferentes e uma convergência do mercado para USB 2.0 micro Conexões B.

A Apple já avisou a União Europeia que tal medida prejudicaria a inovação

Consequentemente, a indústria e a Comissão tentaram chegar a uma resolução final sobre a questão em 2018, mas não conseguiram.

A Apple alertou que a pressão da UE por um carregador comum prejudicaria a inovação e criaria uma montanha de lixo eletrónico se os consumidores fossem forçados a mudar para novos carregadores. A fabricante de iPhones também afirmou que a legislação era desnecessária, pois a indústria mudou para USB-C por meio de um conector ou conjunto de cabos.

O estudo de 2019 da Comissão sugeriu cinco opções para um carregador comum, três das quais diziam respeito aos conectores na extremidade do dispositivo e as outras duas à fonte de alimentação externa.

Fonte: Euroactiv

 

 

Não percas: Comissão Europeia vai avaliar proposta para carregador universal.

Comissão Europeia vai avaliar proposta para carregador universal.

Subscrever
Notificar
guest
1 Comentário
Antigo
Novo Mais votado
Feeback
Ver todos os comentários

[…] Não percas: UE vai apresentar proposta para Carregador Universal em setembro. […]

Estes artigos também são interessantes ↓