fbpx
e-waste na era digital

As nossas coisas costumavam ser feitas para durar. Agora são feitas para durar apenas alguns anos. Reparar é verde. Reparar mantém as coisas que tu adoras a funcionar e fora de um aterro sanitário. Vamos ver alguns factos globais no que diz respeito ao e-waste:

  • Foram fabricados 1.5 biliões telemóveis em 2018. 
  • 34 meses. Este é o tempo médio de uso de um telemóvel.
  • 80% de desperdício. Apenas 20% do nosso e-waste é recolhido a nível global. A maior parte dele vai parar a aterros  onde metais tóxicos são prejudiciais ao ambiente.
  • 30% é perdido. Mesmo quando reciclados, uma parte significativa dos materiais não consegue ser recuperada.

 

o que acontece aos produtos que reciclamos

Temos que fazer com que os produtos que temos durem mais tempo.

Quando os produtos vão para uma lixeira, produtos tóxicos como chumbo, mercúrio e cádmio penetram o solo e a água. O desperdício eletrónico é uma problema gigante: mais de 48 milhões de toneladas são produzidas anualmente. Em comparação, se puseres numa balança todas as baleias azuis do mundo e do outro lado o lixo eletrónico produzido apenas nos EUA, o lixo é mais pesado!

O e-waste é um problema global!

A maior parte do lixo eletrónico é enviado para outros continentes, nomeadamente para África. É lá que é separado e queimado por crianças que não têm a noção de quão tóxico este trabalho realmente é.

Encorajar o mercado global a favor dos eletrónicos usados traz imensos benefícios:

  1. A reparação de eletrónicos permite que as pessoas tenham acesso a equipamentos a um custo mais baixo e ajuda-nos a ter acesso aos maior benefícios da tecnologia;
  2. Eletrónicos usados criam empregos, principalmente em países onde há poucas oportunidades de trabalho especializado.
  3. Reutilizar, em países subdesenvolvidos, é mais eficiente. Apesar de não haver grande mercado no nosso país, pode haver noutros países que mais precisam e que têm menos acessos.

O consumo global de equipamentos eletrónicos tem vindo a aumentar. Todos os anos estamos a criar mais e mais lixo eletrónico. Pelo menos 50% do lixo eletrónico em África é produzido pelo próprio continente. Só a China desfaz-se de 750 milhões de equipamentos eletrónicos anualmente. 

Nós criamos demasiado lixo eletrónico e reutilizamos muito pouco!

Está na hora de corrigir este problema!!

Por todo o mundo, é preciso que sejam feitas mais reparações! Precisamos de tirar uma página do livro dos especialistas em reparações dos países em desenvolvimento. Temos de deixar de mandar um computador para o lixo quando podemos repará-los com apenas uma peça.

Reparar e reutilizar o que já temos faz sentido.

A reciclagem deve vir apenas depois de termos usufruído do produto ao máximo.

 

centro técnico You Get

Juntos fazemos a diferença.

Numa sociedade em que tudo está em constante evolução e mudança, muda também! Dirige-te ainda hoje ao Centro Técnico da You Get e consegue um orçamento grátis para aquele equipamento que tens parado lá em casa por estar avariado. E devido à situação atual do País, estamos a fazer recolhas gratuitas na tua morada. Aproveita!

Ainda ficaste com dúvidas? Podes entrar em contacto connosco através do nosso site, do e-mail [email protected], das nossas redes sociais ou da nossa linha telefónica pelo 244 820 955.

 

Descobre também:

Reparações: a importância de uma manutenção preventiva!

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓