fbpx

Google quer mostrar posts de Instagram e TikTok nas pesquisas

Posts nas pesquisas | Instagram e TikTok podem vir a ser exibidos como resultado na pesquisa orgânica do Google. Segundo o website de notícias Canaltech, a proprietária do motor de busca  está em negociação com os proprietários do TikTok  e Intagram para indexar o formato de vídeos curtos com base nas pesquisas por palavra-chave.

 

Motor de busca não mostra conteúdos de Tik Tok e Instagram

Neste momento, o máximo que o utilizador consegue ver nos resultados são as hashtags indexadas pelo Tik Tok, mas sem acesso direto aos vídeos. No Instagram, nem isso é possível, uma vez que os conteúdos são restritos à plataforma.  Atualmente, para ter acesso aos conteúdos é preciso selecionar o conteúdo e efetuar login.

Vídeos curtos no Youtube aparecem no motor de busca. Créditos: Canaltech

 

O objetivo da Google é aumentar o tráfego nas buscas com os conteúdos vindos do Instagram e Tik Tok e aumentar o lucro dos criadores de conteúdo. Por outro lado, para o motor de busca, os posts nas pesquisas são mais efetivos porque englobam contéudos de grande alcance na internet.

 

Acordo com redes sociais

Em resposta a isto, a porta-voz da Google disse ao The Information  afirma que a empresa está à procura de novas estratégias.

“Ajudamos os sites a tornarem o conteúdo detetável e a beneficiarem da localização no Googe, e eles podem escolher como ou se o conteúdo aparece, ou não, na pesquisa.”

 

Utilizador do Twitter afirma ter reparado na presença de conteúdos de Instagram e Tik Tok a aparecer nas pesquisas

 

Em dezembro do ano passado, o motor de buscar começou por testar um recurso que mostrava vídeos das redes sociais no smartphone. Quase dez meses depois, algumas regiões ainda conseguem ter acesso a esses conteúdos, mas é algo raro, não oficial e experimental. Caso o acordo avance, os engenheiros da Google teriam apoio das equipas de desenvolvimento das aplicações e isso tornaria o processo possível.

 

Twitter já aparece nas buscas

Possivelmente, o resultado final ficará como acontece atualmente no Twitter, no qual a Google paga uma licença para aceder e incorporar os tuítes nos resultados das pesquisas. Mas ainda se sabe muito pouco.

Para terminar, lembra-te que o Google tem um serviço de vídeos curtos, o Youtube Shorts. Ainda não está claro de que forma este processo teria impacto no produto da Google ou se há planos de acrescentar o Shorts junto dos concorrentes para aproveitar a popularidade do Instagram e Tik Tok.

 

Não percas também: Instalaste o iOS e agora estás com problemas no iPhone?

Instalaste o iOS 15 e agora estás com problemas no iPhone?

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓

0
Diz-nos o que estás a pensar :) Comenta aquix
()
x