fbpx
Mais alguns mitos.

Mesmo em 2021, com todo o conhecimento que temos ao nosso alcance, os dispositivos eletrónicos continuam a ser pequenas caixas, blocos e tábuas mágicos, que nos ligam ao mundo, que falam connosco, que nos permitem comunicar através de som e imagem e até misturar o mundo real com o virtual. Para ajudar a compreender um pouco melhor os nossos melhores amigos digitais, partimos à procura de alguns mitos e conceções mais comuns em relação a equipamentos digitais e tentámos perceber o que é correto, o que é errado e o que podemos fazer para evitar males maiores.

Embora as respostas para alguns desses mitos possam ser um pouco mais complicadas do que um simples verdadeiro ou falso, a seguir podes encontrar explicações que te ajudam a esclarecer.

1️⃣ Limpar aplicações em segundo plano aumenta o desempenho.

Um dos mitos mais comuns diz que limpar aplicações em segundo plano vai fazer com que o teu smartphone funcione mais rápido. No entanto, o sistema operativo do teu smartphone funciona de maneira diferente. Ele é mais inteligente do que tu pensas, ele fecha automaticamente as aplicações em segundo plano assim que precisa de mais recursos. Por outro lado, quando limpas as aplicações de fundo, o teu dispositivo leva ainda mais tempo para abri-las novamente. Não acreditas nisto? Experimenta.

2️⃣ Carregamento noturno pode levar à explosão da bateria.

O mito surgiu quando alguns smartphones explodiram enquanto estavam a carregar. Este equívoco comum ficou na mente das pessoas e, por causa dele, muita gente deixou de carregar o telemóvel durante a noite. Mas será mesmo necessário? A resposta mais simples para esta pergunta é ‘Não’.

O smartphone moderno vem com circuitos inteligentes que cortam a energia assim que a bateria atinge a marca de 100%. Portanto, não importa se carregas o teu telefone durante 2 ou 20 horas, a bateria não vai explodir por causa da sobrecarga.

3️⃣ Se usar o modo de navegação anónima, ninguém me consegue rastrear.

Muitas pessoas pensam que o modo de navegação anónima pode evitar que sejam rastreadas, mas já deviam saber que não passam de mitos. Ao ativar o modo de navegação anónima, podes encontrar facilmente uma mensagem a informar que o navegador não grava histórico, cookies e dados do site e informações inseridas em formulários. Mas, ao mesmo tempo, também diz que as autoridades e os sites que você usa poderão rastreá-lo. Portanto, da próxima vez, lembra-te que não estás escondido do mundo.

rastreio google anonimo

4️⃣ A radiação do telefone causa cancro.

Já deves ter ouvido falar sobre este mito comum que diz que a radiação dos telemóveis pode causar cancro. As pessoas também questionaram os valores de SAR dos diferentes smartphones, dizendo que a radiação emitida por eles pode causar cancro.  No entanto, nenhum estudo conseguiu provar isto.

5️⃣ Precisamos de ter um software antivírus nos smartphones.

Qual é a melhor maneira de proteger os nossos dispositivos contra o vírus? Um software antivírus, diríamos. Mas o teu smartphone precisa de um antivírus? Provavelmente não. O sistema operativo Android é construído de tal forma que os vírus não podem afetá-los da mesma maneira que afetam os computadores.

 

Não percas: Quais são as vantagens de usar um software antivírus?

Quais são as vantagens de usar um software antivírus?

Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Feeback
Ver todos os comentários

Estes artigos também são interessantes ↓